Tribus Fm 87.9

sábado, 26 de dezembro de 2015

Larva que come plástico pode ter papel-chave na reciclagem


Todo ano, centenas de toneladas de plástico são descartadas em todo o mundo, pondo em riscos inúmeros ecossistemas de nosso planeta. Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 10% do plástico que se utiliza anualmente é reciclado.
Agora, uma equipe de cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, acaba de apresentar um estudo que sugere uma solução, em um futuro próximo, para o grande problema da contaminação por plástico, substância que pode levar centenas de anos para se decompor.
A chave está em uma pequena larva de besouro conhecida como bicho-da-farinha (Tenebrio molitor). Os pesquisadores descobriram que ela consegue se alimentar de isopor, ou poliestireno expandido, um plástico não biodegradável.
Os pesquisadores descobriram que esses insetos transformam metade do isopor que consomem em dióxido de carbono e a outra metade em excremento como fragmentos decompostos.
Além disso, comprovaram que o consumo de plástico não afeta a saúde das larvas.

Isso os transforma em uma potencial arma de reciclagem de resíduos plásticos.
O segredo destas larvas está nas bactérias que elas têm em seus sistemas digestivos, com capacidade de decompor o plástico.
Segundo os autores do estudo - em que colaboraram especialistas chineses e cujos resultados foram publicados na revista Environmental Science and Technology - esta é a primeira vez em que se obtém provas detalhadas da degradação bacteriana de plástico no intestino de um animal.
A compreensão exata de como as bactérias dentro das larvas da farinha fazem esta decomposição dá origem a uma nova maneira de tratar os resíduos plásticos.

'Enfoque inovador'

"É um enfoque muito inovador para enfrentar ao enorme problema que representa a contaminação do plástico", explica Anja Malawi Brandon, doutoranda da Universidade de Stanford que participou da pesquisa.
É preciso pensar de forma inovadora sobre o que fazer com todo o plástico que acaba no meio ambiente. Esse estudo está mudando a percepção de como fazer a gestão de detritos plásticos. Foi demonstrado que o bicho-da-farinha é capaz de converter 50% do plástico que consome em CO2, o que é uma quantidade enorme.
Segundo Brandon, o grupo agora pesquisa outros tipos de plástico que podem ser decompostos pelas larvas.
As bactérias em seus estômagos tornam possível essa degradação e poderiam ser capazes de degradar outros plásticos. Estamos estudando uma maneira de extrair essas bactérias e utilizá-las diretamente para tratar o plástico.
Brandon diz que os pesquisadores estão convencidos de que, na natureza, há outros insetos com uma habilidade similar à do bicho-da-farinha.
Esperamos que este enfoque se converta em um futuro próximo em parte do sistema de manejo de resíduos plásticos.

TRIBUNA DIARIA CHEGA A 237 PAISES em todos os navegadores, sistemas operacionais e dispositivos móveis


Audiência não é algo que pode ser "acabado" como construir uma casa por exemplo, que depois de pronta está linda. Audiência, requer conteúdo de qualidade, dedicação e trabalho constante em respeito ao visitante e leitor.





E quando vemos que já chegamos a 237 países, nós consideramos isso, o nosso "sucesso", valeu a pena lutar tanto até aqui! Estamos em todos os navegadores, celulares, sistemas operacionais de computadores e principalmente em todas as classes sociais, por que isso é democracia, isso é levar a informação, não somos donos dos acontecimentos, somos um veículo de comunicação, nós somos da Bahia, somos a TRIBUNA  NEWS.

A Bahia a é o Estado com a maior quantidade de Sites de Notícia e Jornais Eletrônicos no Brasil, e isso quer dizer que enfrentamos diariamente a maior concorrência possível nesse segmento. Profissionais e empresários da comunicação de altíssimo nível, que produzem diariamente conteúdos extremamente qualificados para a sociedade de modo geral e para a internet enquanto meio de comunicação. 


Quando iniciei nessa jornada, o objetivo era questionar as dificuldades, erros e injustiças praticados em meio a sociedade , sobretudo na Bahia , além de informar, contribuir com a formação de opinião das pessoas, com base na qualidade do nosso conteúdo oferecido. As redes sociais ainda nem existiam, mas nós já estávamos por aqui. Ter audiência quando o assunto não é bunda, peito, futebol ou cerveja em um país relativamente machista, significa remar contra a maré do "sistema", significa "contrariar as estatísticas".  Agradeço a Deus, por ter chegado a um público tão grande e ao mesmo tempo tão exigente, que não aceita e não participa, quando o conteúdo é "fraco" e se estamos nesses 237 países hoje, acredito que, apesar dos desafios, apesar ainda estarmos no começo de uma jornada sem fim, estamos no caminho certo! 
obrigado a todos leitores que fazem a diferença.
.
Visualizações de página por navegador

Chrome  28722 (65%)
Firefox  6733  (15%)
Mobile Safari  3472 (7%)
Safari 1874  (4%)
Internet Explorer  1398 (3%)
OS; FBSV  1208 (2%)
Bing Preview 318  (<1%)
Opera 135  (<1%)
Samsung Browser 106  (<1%) 
CriOS  56 (<1%)

Visualizações de página por sistema operacional

Windows  27192 (61%)
Android 12851 (29%)
iPhone 1878 (4%)
Macintosh 659 (1%)
iPad 610 (1%)
Linux 589 (1%)
Other Unix 305 (<1%)
Compatible 30 (<1%)
Nokia 17 (<1%)
Unknown 12 (<1%











 

Dilma sanciona lei que isenta vistos de estrangeiros para a Olimpíada


Portaria interministerial definindo países beneficiados ainda será publicada.
Norma valerá até 18 de setembro de 2016, para estadas de até 90 dias.

 

 A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou o projeto de Lei 149/15, que isenta estrangeiros da necessidade de visto de turismo para entrada no País por conta das Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.
De acordo com o texto, a dispensa unilateral da exigência de visto é válida por 90 dias improrrogáveis e atenderá estrangeiros que entrarem em território nacional até 18 de setembro de 2016. A dispensa no visto não está condicionada à comprovação de compra do ingresso para o evento.
A medida pode resultar em um incremento de 20% no número de turistas internacionais esperados no país no período de janeiro até setembro de 2016, segundo estimativas do Ministério do Turismo.
Os cálculos do MTur têm como base estudos da Organização Mundial de Turismo (OMT) e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), órgão que reúne as principais redes hoteleiras e companhias aéreas do mundo.
As entidades internacionais avaliaram o impacto da facilitação de vistos no aumento dos fluxos de turistas entre países e a geração de empregos nas economias do G-20, grupo que reúne as maiores economias do mundo.

Arquivo do blog