Tribus Fm 87.9

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Rússia envia mais de 600 toneladas de ajuda humanitária para Síria

Pessoas descarregando avião russo EMERCOM com ajuda humanitária que chegou ao aeroporto de Latakis na Síria


A Rússia enviou à Síria e aos países fronteiriços mais de 600 toneladas de ajuda humanitária. A informação é do embaixador russo no Reino Unido, Alexander Yakovenko.

Foram enviadas mais de 600 toneladas de ajuda humanitária para a população síria na Síria e outros países vizinhos”, disse o diplomata que lidera a delegação russa na conferência de doadores para a Síria, que está sendo realizada em Londres.

O embaixador russo disse que, em setembro 2015, foram fornecidas à Síria 100 toneladas de trigo. Ele também revelou que não só as agências governamentais que estão envolvidas na campanha para ajudar os sírios.
Yakovenko observou que a Rússia vai continuar a enviar ajuda humanitária para a Síria, tanto por meio de organizações internacionais, como através das agências da ONU e da Cruz Vermelha, com base em acordos bilaterais.

Mais cedo, o chefe da Direção Operacional Geral do Estado-Maior das Forças Armadas da Federação da Rússia, Sergei Rudskoy, informou que o primeiro lote de ajuda humanitária russa foi enviado para a cidade síria de Deir ez-Zor, recentemente libertada da ocupação do grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico)

Comandante americano diz que Afeganistão está em risco e precisa dos EUA

Hospital do Médicos Sem Fronteiras bombardeado pelos EUA no norte do Afeganistão em 3 de outubro de 2016

O comandante da Missão de Apoio Resoluto dos EUA, general John Campbell, disse nesta quinta-feira que o crescimento do terrorismo nos últimos anos deixou o Afeganistão exposto a muitas ameaças e, sendo assim, seria um erro reduzir a presença norte-americana no país agora.

Grupos aliados ao Talibã, como a Al-Qaeda e a Rede Haqqani, certamente não são 'ameaças residuais' que permitiriam uma transição pacífica no Afeganistão", disse Campbell em discurso para o Comitê de Serviços Armados do Senado norte-americano. "Ao contrário, eles são ameaças persistentes que estão se adaptando a um ambiente operacional em mudança.


Ao longo do último ano, forças de segurança afegãs, assim como tropas dos EUA e da Otan, enfrentaram uma série de novas ameaças no Afeganistão, incluindo, principalmente, o crescimento das atividades do Daesh na província de Khorasan. Nesse contexto, de acordo com o general, é fácil notar que o país ainda "não atingiu um nível de segurança e estabilidade que justifique a redução do apoio" de Washington em 2016.

Em outubro passado, o Presidente Barack Obama anunciou que os Estados Unidos iriam manter cerca de 9.800 homens no Afeganistão ao longo deste ano, e que esse número seria reduzido para 5.500 em 2017.

Gazprom nega querer uma 'guerra de preços' no mercado de gás europeu

Gasoduto em Beregdaroc, Hungria, um dos pontos de passagem do gás russo à UE


A companhia russa Gazprom disse nesta quinta-feira (4) que não vê necessidade de reduzir os preços de seu gás enquanto o gás natural liquefeito (GNL) dos Estados Unidos tenta ganhar espaço de mercado na Europa.

"Não há nenhuma necessidade para nós de abrir uma guerra de preços… Não há descontos em nossos contratos de longo prazo, há uma fórmula que define os preços para o nível correspondente à situação do mercado", disse o vice-presidente da Gazprom, Aleksandr Medvedev.

 Ele acrescentou que a empresa não vê nenhum sentido em fornecer GNL para a Europa, já que as exportações para os países asiáticos podem trazer grandes lucros para os produtores. "Portanto, estamos calmos, mas alertas", disse o executivo, acrescentando que, se necessário, a Gazprom poderá usar as reservas e reduzir os custos de produção e transporte.

O jornal Financial Times (FT) informou anteriormente que a Gazprom estava considerando entrar em uma guerra de preços de gás na Europa, semelhante à estratégia aplicada pela Arábia Saudita no mercado de petróleo. O objetivo seria expulsar o GNL norte-americano de alto custo do mercado europeu.
"Por que você concederia quota de mercado a um produtor de custo mais elevado? Se eu fosse um investidor em GNL dos EUA, estaria preocupado", disse James Henderson, especialista em petróleo e gás russo no Instituto Oxford para Estudos Energéticos, citado pelo FT.

De acordo com Henderson, assim como a Arábia Saudita é em termos de petróleo, a Gazprom é um dos produtores de gás de menor custo no mundo.

Parecer da ONU não impactará investigação criminal sobre Assange

Julian Assange, fundador do WikiLeaks.

A investigação do caso Julian Assange, fundador do WikiLeaks, não será afetada pela avaliação do painel da ONU sobre a arbitrariedade de sua detenção, segundo declarou a Procuradoria sueca em comunicado nesta quinta-feira (4).

“A declaração do Grupo de Trabalho [da ONU sobre Detenção Arbitrária] não tem impacto formal sobre a investigação em curso, de acordo com a lei sueca”, declarou a Autoridade Sueca de Procuradoria (Åklagarmyndigheten).

​No começo do dia, um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Suécia e um relato da BBC notificaram que o painel da ONU havia determinado que a detenção de Assange é arbitrária e ilegal.

 O Wikileaks disse que “está esperando por uma confirmação oficial” da notícia, o que só deverá acontecer amanhã, sexta-feira (5), quando o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos fizer uma declaração oficial sobre o assunto.

Assange reside na embaixada equatoriana em Londres desde 2012 para evitar a extradição, primeiro para a Suécia, onde foi acusado de agressão sexual, e também para os Estados Unidos, onde ele poderia enfrentar acusações de espionagem devido à publicação de documentos secretos do governo norte-americano por meio do Wikileaks.
 Em 12 de setembro de 2014, Assange apresentou uma queixa contra Londres e Estocolmo para o Grupo de Trabalho da ONU sobre Detenção Arbitrária.

Arábia Saudita declara que forças terrestres estão prontas para invadir a Síria

Soldado sírio analisa ruínas de uma aldeia cristã destruída pelo Daesh no nordeste da Síria  


Um porta-voz militar saudita confirmou que Riad está preparada para se se juntar a quaisquer operações terrestres lideradas pelos EUA para combater o Daesh, também conhecido como Estado Islâmico, na Síria, se tais operações forem aprovadas pela coalizão internacional.

"O reino está pronto para participar de quaisquer operações terrestres que a coalizão (contra o Daesh) possa decidir realizar na Síria", disse à TV al-Arabiya o brigadeiro-general Ahmed Asseri, que também é o porta-voz da coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen.

Questionado sobre a declaração, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, John Kirby, disse durante um briefing que a coalizão geralmente acolhe bem as iniciativas de seus parceiros para aumentar o apoio na luta contra o Daesh, mas afirmou que não poderia comentar especificamente os comentários de Asseri.
"Eu gostaria de não comentar especificamente sobre isso até que nós tenhamos a chance de avaliar", disse Kirby.

 A coalizão liderada pelos EUA tem realizado ataques aéreos contra o Daesh desde setembro de 2014, mas a campanha tem feito pouco para bloquear a influência do grupo terrorista.
O Presidente Barack Obama tem afirmado repetidamente que não pretende enviar mais tropas terrestres para o Oriente Médio, mas recentemente o secretário de Defesa norte-americano, Ashton Carter, indicou que o Pentágono pode estar reconsiderando essa política

Torcida brasileira acredita que “O Menino e o Mundo” é forte candidato ao Oscar

Presidenta Dilma Rousseff e o cineasta Alê Abreu (à esquerda de Dilma) posam para foto com equipe do filme O Menino e o Mundo


Após assistir ao filme “O Menino e o Mundo”, primeiro longa-metragem brasileiro e latino-americano a ser indicado ao Oscar na categoria de Melhor Animação, a Presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, demonstraram estar confiantes na possibilidade de a obra vencer a disputa no próximo dia 28.

A presidenta e sua equipe assistiram ao filme em sessão exclusiva no Palácio da Alvorada, em Brasília, ao lado do diretor, o cineasta Alê Abreu. Logo após a sessão, Dilma usou as redes sociais para manifestar sua opinião e parabenizar os realizadores.

“Foi um prazer assistir à cor, à textura, à música e à poesia de 'O menino e o mundo'. Lindo! Parabéns ao diretor Alê Abreu e à equipe da Filmes de Papel pelo excelente trabalho e pela conquista da indicação. Vamos torcer muito para que "O menino e o mundo" leve mais 3 prêmios no Annie 2016, o Oscar da animação mundial. Estou acompanhando o sucesso do filme e torcendo para comemorarmos juntos a conquista da estatueta de Melhor Animação, no dia 28/02!”.
Já Juca Ferreira conversou diretamente com a imprensa sobre o que ele e o governo esperam da participação brasileira no Oscar:

“A Presidenta ficou encantada com a qualidade do filme, que combina uma simplicidade de linguagem e ao mesmo tempo tudo é muito complexo. As imagens, o enredo, a trilha sonora. É um filme que não foi indicado pelo Brasil, foi escolhido, e está entre os cinco que estão concorrendo, e isso já é uma vitória tremenda. E há uma possibilidade de o filme ganhar de fato”.

O ministro falou também sobre o crescimento da indústria cinematográfica brasileira no cenário internacional, com a produção nos últimos anos de filmes de alta qualidade.
“Essa última safra do cinema brasileiro tem pelo menos dez filmes de primeiríssima qualidade, que tem ganhado prêmios em todos os festivais internacionais. Isso é muito bom para o Brasil”.

“O Menino e o Mundo” conta a história de um menino que deixa a aldeia onde mora em busca de seu pai. Durante a jornada, ele descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e seres estranhos, e se depara com as questões do mundo moderno, como o problema da desigualdade. A obra faz uma critica social através do olhar de uma criança.



Um dos destaques do longa, sem dúvidas, é a sua trilha sonora, criada pelo rapper e produtor musical brasileiro Emicida, considerado uma das maiores revelações do hip hop no país e famoso por suas canções de cunho social. Emicida também estava junto com a equipe do filme presente na sessão exclusiva no Palácio da Alvorada.

Alê Abreu, que também é responsável pela animação “Garoto Cósmico” (2007) e pelos curtas “Espantalho” (1998) e “Passo” (2007), revelou à imprensa como foi assistir ao seu longa-metragem ao lado da Presidenta Dilma, e destacou que o filme é como se fosse um marco da retomada dos investimentos do cinema brasileiro, desde a década de 1990.

“É uma celebração desse momento tão importante do cinema brasileiro, da animação brasileira. É uma história construída por muitos braços, por muitos personagens. É uma história que vem de longe, da nossa retomada nos anos 1990”.

“O Menino e o Mundo” também é a produção cinematográfica brasileira com o maior número de conquistas, vencendo mais de 40 prêmios ao redor do mundo, com destaque em 2014 para o Prêmio Cristal de longa-metragem, no encerramento do 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, na França, que é o maior e mais prestigiado festival de animação no mundo.

De acordo com especialistas, o longa-metragem tem como maior adversário na disputa pela estatueta o filme “Divertida Mente”, dos estúdios Disney/Pixar, feito por Pete Docter e Jonas Rivera. Também estão indicadas as animações “Anomalisa”, de Charlie Kaufman, Duke Johnson e Rosa Tran, “As Memórias de Marnie”, de Hiromasa Yonebayashi e Yoshiaki Nishimura, e “ Shaun, o Carneiro”, de Mark Burton e Richard Starzak.

Dados da ANCINE – Agência Nacional do Cinema, revelam que o ano de 2015 fechou com excelentes números para o setor cinematográfico brasileiro. Foram registrados 172,9 milhões de espectadores nas salas de cinema do país, o que representa um crescimento de 11,1% em relação a 2014. A renda gerada em bilheteria foi de R$ 2,35 bilhões, um aumento de 20,1% em comparação ao ano anterior. De acordo com a agência, essas são as maiores taxas de crescimento de bilheteria e de público registradas nos últimos cinco anos.

Embraer fornecerá jatos Phenom 100 às Forças Armadas britânicas

O contrato assinado prevê a aquisição de cinco aeronaves para o programa de treinamento dos pilotos britânicos 

A Embraer informou que o seu jato Phenom 100 foi selecionado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido para a realização dos treinamentos dos seus pilotos. O contrato assinado prevê a aquisição de cinco aeronaves para o programa Military Flight Training System (MFTS), e inclui um pacote de serviços e opções para aeronaves adicionais.

 “Estamos muito orgulhosos por termos sido selecionados em um programa tão importante para o Ministério da Defesa do Reino Unido”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, em comunicado publicado no site da companhia. 

O Phenom 100 é uma aeronave muito confiável, com boa relação custo-benefício, fácil de operar e que também já foi selecionada para realizar o treinamento de tripulantes de importantes companhias aéreas internacionais.

Com alcance de 2.182 quilômetros e velocidade máxima de cruzeiro de 720 km/h, o Phenom é produzido em fábricas de São José dos Campos (SP) e dos Estados Unidos. Atualmente, mais de 320 jatos Phenom 100 estão em operação em 26 países, segundo a Embraer.

OTAN tenta justificar sua própria existência ao falar em 'agressividade' russa

Soldados russos durante treinamento


As alegações da Organização do Tratado do Atlântico Norte sobre ataques nucleares simulados da Rússia durante exercícios militares fazem parte da propaganda utilizada pelo bloco para justificar sua própria existência, afirmou nesta quinta-feira o enviado do governo russo para a OTAN, Alexander Grushko.

 Isso faz parte da agressiva campanha de propaganda da OTAN para provar sua utilidade, para justificar as manobras da aliança para reconstruir a Cortina de Ferro na Europa, bem como para encontrar uma desculpa para suas construções militares e expansão até as fronteiras russas", declarou Grushko em conversa com jornalistas em Bruxelas. 
Nesta semana, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, divulgou o seu relatório anual (referente a 2015) com pesadas acusações sobre as intenções russas e chamando a atenção para o suposto perigo que a Rússia representa para a Europa. No documento, ele se refere às ações de Moscou como fatores imprevisíveis e desestabilizadores, e cita como exemplo simulações de ataques nucleares que as Forças Armadas russas teriam praticado em seus exercícios militares.
Para Gushko, as alegações de Stoltenberg soam ainda mais bizarras em um momento em que a Rússia tem feito de tudo para tornar suas atividades militares o mais transparentes possível.

Missão de deputados venezuelanos de oposição não deve alterar relações Brasil-Venezuela

Assembleia Nacional da Venezuela

A Assembleia Nacional da Venezuela, agora sob controle da oposição, prepara uma nova ofensiva diplomática contra o Governo de Nicolás Maduro, com o envio de uma comitiva de deputados da oposição ao Senado brasileiro, onde serão recebidos em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, no próximo dia 25.

 A comitiva, que será liderada pelo presidente da Comissão de Política Exterior do Parlamento venezuelano, Luis Florido, vai tentar buscar a adesão do governo brasileiro aos esforços que a oposição vem desenvolvendo para tentar antecipar o fim do mandato de Maduro, previsto para 2019. Procurada, a assessoria do Senado não confirmou nem a agenda nem a data do encontro.
Nas eleições legislativas de dezembro passado, a frente de oposição conquistou a maioria da Assembleia Nacional, encerrando mais de uma década de controle do chavismo sobre o legislativo. A princípio, a oposição conquistou pouco mais de dois terços das cadeiras, o que lhe dava maioria qualificada, abrindo espaço para propor uma série de mudanças legislativas significativas no país, entre elas a convocação de um plebiscito para encurtar o mando do presidente da república. Após denúncia de irregularidades no processo eleitoral, contudo, feitas pela Justiça, três candidatos oposicionistas decidiram abrir mão de seus mandatos, o que fez a oposição perder a maioria absoluta e deter apenas a maioria simples, o que reduz, na prática, a margem de manobras e pressões contra o governo.

Para o deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ), é preciso ver até que ponto essa comitiva de deputados venezuelanos que vem ao país representa a atual diversidade da Assembleia Nacional. “Essa comissão, pelo visto, não será representativa dessa diversidade. A Venezuela tem um instrumento jurídico interessante que é o da Revogabilidade do Mandato, e que já foi utilizado contra o ex-presidente Hugo Chavez. Chamada a se manifestar, no entanto, a população decidiu pela manutenção do presidente no poder.”
Alencar diz, ainda, que o fato de Nicolás Maduro estar enfrentando momentos de impopularidade não dá à oposição mandato legal para sua destituição, muito menos sumária, como se articula.
“É nossa obrigação ouvir essa comitiva e suas ponderações. Entendo que o governo brasileiro, diante dessa nova realidade, tenha uma posição igualitária, ouvindo a oposição, mas pedindo ao governo respeito aos princípios democráticos e constitucionais da Venezuela. Creio que as relações entre governos devem ser pautadas pelo respeito à soberania de cada país”, finaliza Alencar.

Taxistas e Uber em armas pela concorrência

Na última terça-feira (30/06), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador Adílson Amadeu (PTB) que proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado de pessoas

A rivalidade de taxistas com motoristas do serviço Uber está cada dia mais violenta nas sete cidades que operam o aplicativo no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campinas, Goiânia, Porto Alegre e Belo Horizonte). Quem tem razão nesse confronto?

 Em São Paulo, por exemplo, a Polícia Civil vai realizar operações em diversos pontos da capital até o final de fevereiro para tentar flagrar armas de fogo, facas e outros objetivos que estão sendo usados em confrontos entre as duas classes no Estado.
Taxistas estão realizando ataques e ameaças contra os motoristas do Uber em São Paulo desde agosto do ano passado, quando um grupo armado montou uma emboscada solicitando um falso chamado do serviço do aplicativo. Quando o motoristas do Uber chegou ao local combinado, diversos taxistas espancaram o motorista de 22 anos e ainda depredaram o veículo.

O último ataque aconteceu no dia 5 de janeiro, envolvendo cinco taxistas armados de barra de ferro, que também destruíram o carro de um motorista do Uber, que era ex-taxista. Após o ataque, o motorista resolveu blindar o veículo.
Segundo a Polícia Civil de São Paulo, na madrugada de quinta-feira (4), pelo menos quatro taxistas foram detidos portando facas e canivetes escondidos nos veículos.

Na delegacia, eles alegaram que usavam as armas para uso mecânico. Todos só foram liberados após assinarem um termo circunstanciado, documento usado para tipificar uma infração de menor potencial ofensivo, mas que serve como uma espécie de procedimento investigatório da polícia judiciária.

 Dois usuários dos serviços de táxi e do Uber no Rio de Janeiro, que avaliaram o atendimento dos dois tipos de transporte na cidade.
Marcela admite que atualmente, ao escolher um serviço de transporte para circular no Rio de Janeiro, está preferindo o atendimento do Uber ao táxi, pelo fato do serviço proporcionar mais conforto e rapidez no atendimento. “Atualmente eu tenho utilizado bastante o Uber pela comodidade. É um serviço mais rápido. Eu consigo encontrar com mais facilidade do que táxi, mesmo tendo muitos táxis circulando na rua, e ao mesmo tempo me oferece um conforto maior, então, eu acabo optando pelo Uber.”

A advogada Marcela destaca que o Uber proporciona não só conforto em termos da qualidade do veículo, mas principalmente a facilidade do pagamento através do cartão de crédito. Não apenas em qualidade do veículo, mas também no tratamento, e principalmente em relação ao pagamento da corrida. Eu acho muito mais conveniente do que o pagamento convencional que fazemos em táxis. Eles fazem a cobrança através do cartão de crédito. Você instala o aplicativo no seu celular, cadastram você como um usuário e a partir daí as suas corridas vão sendo cobradas no boleto do seu cartão de crédito. No meu caso e de muitas pessoas que não costumam andar com muito dinheiro na rua, ou então estão despreparadas para pegar qualquer tipo de transporte e não tem dinheiro naquele momento, acaba sendo mais conveniente o Uber, sim.

Marcela também destaca o padrão de atendimento dos motoristas do Uber em relação aos taxistas do Rio. “Muitas vezes não se compara com um tratamento que você recebe em um táxi. Existe um padrão de conduta, eu acredito, de regras ao motorista para ele seguir. É um tratamento diferenciado, tratando o consumidor com mais respeito e cuidado.”

Em termos de valor cobrado, o Uber permite que o usuário saiba o preço estimado de uma corrida antes de solicitar o motorista e, para a advogada, em todas as vezes que precisou do serviço, achou o valor do Uber mais vantajoso do que em um táxi convencional. “A maioria delas me trouxe um valor mais em conta. Quando eu coloco no aplicativo o meu destino, ele dá uma estimativa. Quando eu comparo com o táxi, por exemplo num trajeto até a minha casa, eu percebo que a viagem do Uber chega a ser até R$5 menor do que em um táxi.”

 O publicitário Gabriel compartilha da mesma preferência pelo Uber. “Hoje, de 12 meses para cá, eu prefiro o Uber. Primeiro pela forma de pagamento. Em todos os carros do Uber podemos pagar com cartão de crédito, sem precisar estar com dinheiro no bolso. Isso facilita bastante.”
Sobre a qualidade do veículo Uber, Gabriel classificou os carros do serviço online muito mais confortáveis e de marcas superiores, do que os dos táxis convencionais. É outro segmento de carro, são carros que custam entre R$ 30 mil a R$ 40mil. É outro patamar de carro, é um nível acima. São maiores e mais confortáveis.

Quando ao padrão de atendimento dos motoristas do Uber e de taxistas, o publicitário também vê grande diferença no preparo de cada um O padrão de atendimento do Uber tem um material humano mais qualificado, mais educado e mais refinado. Os motoristas usam camisa e calça social, às vezes até de terno, é um padrão acima também.

Já sobre as tarifas cobradas pelo serviço Uber, Gabriel critica o valor da corrida, quando a demanda fica maior do que a oferta. Se eu estou em Ipanema e há vários usuários solicitando o serviço no bairro, e eles estão com poucos carros naquela região, o preço da tarifa sobe, e sobe muito. Mas eles avisam antes pelo aplicativo se você quer ou não aceitar a tarifa mais cara.

Além do valor da corrida depender da quantidade de veículos em uma região em relação a demanda, a tarifa do Uber também varia de acordo com o tipo de carro, trânsito, rota e tempo.

França e Cuba abrem nova página nas relações bilaterais

François Hollande durante discurso na Universidade de Havana, em Cuba

O presidente da França, François Hollande, durante a reunião com líder cubano, Raúl Castro, avaliou positivamente as perspectivas para as relações bilaterais entre os dois países

 “Hoje se abre uma nova página para França e Cuba. Após o fechamento do acordo sobre a suspensão da dívida (em dezembro o clube de credores de Paris perdoou a dívida cubana de 4 bilhões de dólares), abrem-se para nós perspectivas significativas de desenvolvimento das nossas relações e do volume de comércio”, disse Hollande, ao inaugurar a reunião com Castro. 
Raúl Castro, por sua vez, agradeceu o esforço francês no estreitamento dos laços entre a Europa e Cuba. “Agradecemos a liderança da França no fomento da construção de uma nova etapa nas relações entre a União Europeia e Cuba”, afirmou o líder cubano.
Ao final do encontro, será assinada uma série de acordos bilaterais, relativos ao desenvolvimento das relações entre os dois países no domínio da economia, turismo, cooperação industrial e outras áreas.

Netflix lança serviço em Cuba

Logomarca do Netflix


Na onda da retomada das relações diplomáticas dos Estados Unidos com Cuba, o Netflix anunciou na tarde desta segunda-feira que acaba de lançar seu serviço de vídeo sob demanda no país caribenho.

O comunicado da locadora virtual diz que começou a atuar por lá pois o acesso à internet está melhorando e, em breve, cartões de crédito internacionais serão acessíveis a toda a população da ilha.

Séries de sucesso produzidas pelo Netflix, como House of Cards e Orange Is the New Black estarão no catálogo, assim como animações da DreamWorks como Rei Julien e As Aventuras do Gato de Botas. Até documentários como The Square, sobre a primavera árabe, podem ser vistos pelos cubanos.

"Cuba tem grandes cineastas e uma cultura e arte robustas, e um dia esperamos poder trazer seus trabalhos para a nossa audiência global, de mais de 57 milhões de membros. Estamos muito felizes por finalmente podermos oferecer a Netflix para o povo cubano, conectando-os com histórias de todo o mundo que eles irão adorar", disse cofundador e CEO do site Reed Hashtings.

Hollande fará a primeira visita de um presidente da França a Cuba

Presidente da França, François Hollande


O presidente da França, François Hollande, vai viajar para Cuba em maio, na primeira visita de um líder francês ao país.

Hollande estará em Cuba em 11 de maio, durante um tour de quatro dias pela região, onde também visitará alguns territórios franceses ultramarinos.

A viagem de Hollande ocorre enquanto EUA e Cuba estão engajados em negociações históricas para retomar os laços diplomáticos, o que dará fim a décadas de ruptura entre os dois países. A embaixada americana em Havana e a cubana em Washington deverão ser reabertas.

Autoridades da União Europeia e de Cuba também ser reunirão nesta semana, em uma tentativa de normalizar as relações. As conversas, programadas para quarta e quinta-feira, em Havana, deverão ter foco em direitos humanos. É um tema que, embora delicado para Cuba, é visto como crucial pelas as autoridades europeias como caminho até qualquer acordo.

As negociações entre a UE e Cuba, que já foram adiadas duas vezes, estão sendo cuidadosamente observadas como possíveis precursoras para as negociações de Havana com Washington.

Raúl Castro em Paris: Diversificar para não depender só dos EUA

Raúl Castro em Paris

  Uma visita histórica. É desta forma que muitos analistas políticos definem o significado da visita que o presidente de Cuba, Raúl Castro, realizou à França nos primeiros dias deste mês.

Recebido pelo presidente francês, François Hollande, Raúl Castro discutiu com ele os termos da dívida cubana com a França e elogiou o Governo da França por ter sempre se posicionado a favor da sociedade cubana ao longo do embargo econômico decretado pelos Estados Unidos contra o seu país.

 Ricardo Quiroga Vinhas, conselheiro da Associação Cultural José Martí e membro do Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba, destaca que esta foi a primeira viagem de um representante do Governo de Cuba – o máximo representante, em duas décadas – a Paris. “Dentro dessa nova relação entre Cuba e Estados Unidos, é importante essa sinalização, porque demonstra que também se quer diversificar, para não depender só do comércio com os EUA, um comércio que ainda vai ser incipiente porque o bloqueio não terminou. Por outro lado se consegue um apoio econômico da França a Cuba e também apoio político no sentido de combater o bloqueio.”

Além disso, segundo Ricardo Quiroga Vinhas, visitas como esta possibilitam renegociar em outras condições, mais favoráveis, as dívidas de um país com outro – e Cuba tem dívidas com a França.
“Neste sentido, é sempre importante, até porque Cuba também está tentando estabelecer melhores relações com a União Europeia. Provavelmente nos próximos meses nós veremos algum tipo de novidade em relação à questão da dívida. Cuba sempre tem problemas em rolagem de dívida porque sofre a proibição de negociar em dólar, o que sempre atrapalha, além da falta de crédito por conta do bloqueio, Então, indo negociar diretamente com o Governo francês, o resultado deverá ser positivo para a economia cubana.”

Com retomada de taxa, brasileiro paga mais da metade do pacote de viagem internacional em imposto



Além da alta do dólar, os brasileiros que quiserem viajar para o exterior estão tendo que preparar o bolso para mais impostos. Isso porque desde o dia 1º de janeiro, agências e operadoras de turismo estão sendo tributadas em 25% de todas as remessas que mandam para fora do País para pagar serviços, como hospedagem e passeios. Isso encarece os pacotes em até 33%.
Levantamento exclusivo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) mostra que, agora, a cada R$ 1.000 que o cliente pagar a uma agência de viagem nacional para reservar um hotel no exterior, R$ 563,40 (56,34%) serão impostos. Até o dia 31 de dezembro de 2015, a carga tributária para esse tipo de serviço era de 29,56%, segundo o IBPT.

O setor de turismo conseguiu um acordo com o governo para baixar de 25% para 6,38% o valor do IRRF (Imposto sobre a Renda retido na fonte). Porém, ainda precisa ser feita uma medida provisória, conforme explica o presidente da Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz.
— A gente tinha como acordo a publicação de uma nova medida provisória com o texto já constando a redução para 6,38%. Com a saída do ministro [Joaquim] Levy, isso não aconteceu. O ministro Nelson [Barbosa] teve que revisar e ainda não conseguimos fazer a publicação da medida provisória por uma questão técnica. O orçamento votado para 2016 continha uma receita em cima dessa arrecadação de 25%, por uma falha interna acabaram colocando essa arrecadação.
Quando entrar em vigor a taxação de 6,38%, o preço das hospedagens para fora do País compradas em agências brasileiras incluirá 36,39% de impostos. Dessa forma, a cada R$ 1.000 pagos, R$ 363,90 irão para o governo. Esse percentual já é considerado alto, segundo o diretor regional do IBPT no Espírito Santo, Alexandre Fiorot.
— Essas empresas já têm uma carga tributária natural, como outras empresas: Imposto de Renda, contribuição social sobre o lucro líquido, PIS/Cofins, ISS [Imposto sobre Serviços]. Isso será um adicional a essa carga tributária que vem para prejudicar de maneira muito forte esse segmento

No fim de janeiro, a Receita Federal regulamentou a retomada desse tributo e esclareceu que “no caso de remessa para compra de passagens efetuada diretamente de companhias aéreas ou marítimas domiciliadas no exterior, a alíquota de IRRF é de 15%, podendo não haver incidência caso o país de domicílio da companhia não tribute as remessas para o Brasil”.

O diretor do IBPT acrescenta que a carga tributária das passagens não vai pesar tanto quanto a da hospedagem.
— Na prática, nós não nos preocupamos muito com as passagens aéreas nesse primeiro momento, porque há uma tendência natural de as agências preferirem não usar companhias aéreas que não tenham cadastro no Brasil. Fazendo o uso de companhias mesmo que sejam estrangeiras, mas que tenham sede aqui, não se aplica esse imposto.
Caso fosse mantida a alíquota de 25%, o setor de turismo brasileiro poderia fechar 185 mil postos de trabalhos diretos e 430 mil indiretos. A perda de volume salarial para a economia seria de R$ 4,1 bilhões. Os dados são de um estudo encomendado pela Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
“O momento é delicado para o setor, que vem de um ano com forte crise e câmbio elevado, juros nas alturas, desemprego e desconfiança. Somado a isso, o imposto que acresce em 33% os produtos turísticos comprometeria a saúde financeira de todo o turismo nacional”, diz em nota a Braztoa.
As agências de viagem que precisarem remeter dinheiro ao exterior para pagar serviços contratados por clientes já estão pagando o imposto de 25%. Na prática, será necessário cobrar mais do que isso, segundo o diretor do IBPT.

— Um pacote que custe R$ 1.000, para descontar uma alíquota de 25%, terá que custar R$ 1.333. Ou seja, o aumento repassado ao cliente será de 33%.
O presidente da Abremar diz que algumas empresas estão segurando os recursos no Brasil na aposta de que a medida provisória reduzindo o tributo sairá em breve.
— As empresas conseguiram antecipar remessas para dezembro, o que foi possível. O que não foi e as vendas de janeiro estão ficando para trás. É um problema. Quem tem crédito com os fornecedores lá fora está mais garantido. Quem não tem é obrigado a remeter.

Entenda como o aumento da taxação às empresas de turismo encarece a sua viagem
Exemplo

Sete noites em um hotel três estrelas em Nova York, para duas pessoas, neste mês, saem por R$ 4.126,43, em uma grande operadora de turismo nacional. Até o fim do ano passado, R$ 1.219,77 desse total eram impostos.
A nova regra entrou em vigor e o imposto sobre esse mesmo pacote soma agora R$ 2.324,83. As agências dizem que não podem absorver essa diferença, que nesse caso é de R$ 1.105,06 a mais de tributos.

Concorrência
Mesmo com uma alíquota de 6,38%, as agências de turismo brasileiras perderão competitividade, segundo executivos do setor. Isso porque a taxa é a mesma cobrada do consumidor que adquire um pacote em um site estrangeiro, com cartão de crédito.
Para Fiorot, diante de um encarecimento dos pacotes nas agências o cliente tende a procurar alternativas, como levar moeda estrangeira em espécie — o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nesse caso é de 0,38% — para pagar os serviços lá.
— Deixar para pagar lá fora o hotel, um ingresso de parque ou um passeio, por exemplo, pode ser mais barato. É aí que as agências de turismo reclamam. A permanecer dessa forma, elas não vão mais conseguir vender. As pessoas vão fazer as operações diretamente pela internet, com cartão de crédito.
Ferraz acrescenta que as empresas de cruzeiros marítimos já sofrem com um problema de competividade para operar no Brasil, devido aos altos custos e uma regulação restritiva. Além disso, agora terão que disputar clientes com sites de viagens estrangeiros.
— O nosso País está dando todo o crédito para as empresas estrangeiras e quem realmente paga impostos, dá emprego, paga salários está sendo prejudicado. Isso tira completamente a nossa competitividade.

Após tarde de trabalhos, procedimento para desvirar Cisne Branco apresenta pequeno avanço

Após tarde de trabalhos, procedimento para desvirar Cisne Branco apresenta pequeno avanço Mateus Bruxel/Agencia RBS
Iniciado no sábado, o delicado processo para colocar novamente em flutuação o Cisne Branco, que afundou durante a tempestade da última sexta-feira, apresentou um pequeno avanço. Durante a tarde desta quinta-feira, a embarcação foi lentamente puxada por amarrações ligadas a duas balsas. Conforme um dos proprietários do barco, Everton Nunes, ele chegou a ficar levemente inclinado.
— O Cisne Branco estava com metade à tona e agora inclinou pelo menos uns dez graus. Acreditamos que na sexta-feira teremos um resultado melhor, mas não tem como precisar porque o processo é bem lento.
O trabalho minucioso seguirá no Cais Mauá no início da manhã desta sexta-feira, dia em que o afundamento da embarcação completará uma semana. Pela estrutura que está aparente, o proprietário afirmou que não há danos graves. A preocupação é com a parte que está submersa.
— Primeiro vamos concluir a reflutuação dele para depois avaliar os estragos. Como o barco permanece com metade debaixo d'água, ainda não sabemos o que vamos encontrar.

Líder do PT na Câmara diz que prioridades são rejeitar impeachment e recuperar economia

Líder do PT na Câmara diz que prioridades são rejeitar impeachment e recuperar economia Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O novo líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), disse nesta quinta-feira que as prioridades da bancada são rejeitar a tentativa de impeachment da presidente Dilma Rousseff e aprovar medidas econômicas que ajudem o Brasil a retomar o desenvolvimento com a geração de emprego e aumento do poder aquisitivo da população. De acordo com o líder petista, o pedido de impeachment está baseado em elementos não comprovados e não se enquadra na legislação vigente.
— Por isso, é golpe. Nosso propósito é, com a manutenção dos direitos trabalhistas e sociais, concluir o processo que a presidente (Dilma Rousseff) falou da transição do ajuste para uma reforma fiscal. Com isso, teremos condições orçamentárias de incrementar os investimentos públicos e propiciar um ambiente macroeconômico favorável ao investimento privado e retomar uma dinâmica de geração de emprego e do poder aquisitivo da população. Essa é nossa agenda para 2016.

Indústria gaúcha recua 9,5% em 2015

Indústria gaúcha recua 9,5% em 2015 /Chevrolet,Divulgação   

Levantamento constata que setor atingiu em dezembro o menor nível desde janeiro de 2003

 O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI/RS) atingiu em dezembro seu menor nível desde janeiro de 2003. O declínio na atividade da indústria foi de 1,9% em comparação mensal com novembro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês de 2014, a retração alcançou 10,3%, totalizando 22 quedas consecutivas nessa base. No acumulado de 2015 em relação a 2014, o indicador recuou 9,5% e somente em 2009 (-13%) a retração foi mais significativa.
“A contenção da demanda, o encarecimento e a dificuldade de obtenção de crédito, a falta de perspectiva de uma retomada da economia e o avanço da inflação são elementos que pesaram negativamente sobre o desempenho do setor secundário gaúcho em 2015. Como resultado, as empresas tiveram que reduzir o seu quadro de funcionários para se adaptar ao cenário de elevada ociosidade”, explicou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller, ao comentar, nesta quinta-feira, os resultados da pesquisa mensal realizada pela entidade.
Produção industrial fecha 2015 com a maior queda desde 2003
Entre as seis variáveis que compõem o indicador, o faturamento real (-12,4%) e as compras industriais (-16,6%) sofreram as retrações mais expressivas. Na variável que mede o pessoal ocupado, o recuo foi de -6,6%. A menor pressão advinda sobre o mercado de trabalho impactou na massa salarial real, que registou queda de 8,0%.
A Utilização da Capacidade Instalada (-2,5%) também alcançou níveis historicamente baixos, o que deve frear os projetos de investimento no futuro. Já as horas trabalhadas na produção (-9,3%) caíram mais do que o nível de emprego, fruto da adoção de férias coletivas e de programas de layoff ao longo de 2015.
Na análise por categorias da atividade, os resultados negativos atingiram 15 das 17 atividades pesquisadas. As perdas mais relevantes concentraram-se no complexo metalmecânico, com destaque negativo para veículos automotores (-22%) e máquinas e equipamentos (-17,3%) sobre o desempenho global. Químicos e derivados de petróleo (-5,6%) e móveis (-17%) também explicam parte relevante da retração do IDI-RS.

Ivete, Bell Marques e Saulo se apresentam em trios sem cordas em Salvador

Entre as atrações dos trios sem cordas, Ivete Sangalo é uma das mais esperadas
Entre as atrações dos trios sem cordas, Ivete Sangalo é uma das mais esperadas
Faltam seis dias para a abertura oficial do Carnaval em Salvador, mas a cidade já ferve com os ensaios dos artistas que vão se apresentar na festa baiana. Nesta quinta-feira (28), saiu a programação completa dos trios sem cordas (gratuitos) do Circuito Osmar, conhecido como Campo Grande.
Ivete Sangalo, Saulo, Daniela Mercury, Bell Marques, É O Tchan, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Araketu, entre outras atrações, foram confirmadas na folia chamada pelos baianos de pipoca. O percurso de aproximadamente 4 km e 5 horas de duração passa pela Avenida Sete, Praça Castro Alves e encerra na Carlos Gomes.
Confira programação completa
 
03/02/2016 (quarta-feira)
18:00h - Caetanave com Brown
18:10h - Bandão Fred Dantas
18:20h - Ala Das Baianas
18:30h - Grupo João De Barros
18:40h - Quabales *
18:50h - Pierrot De Plataforma *
19:00h - Ganhadeiras De Itapuã
19:10h - Olodum *
19:20h - Banda Didá
19:30h - Bonecões
19:40h - Wilson Café E Os Tambores
19:50h - Mutantes *
20:00h - Rixô Elétrico Fred Menendez*
20:10h - Microtrio - Ivan Huol *
20:20h - Thierry
20:30h - Saulo

04/02/2016 (quinta-feira)

00:00h - Trio Independente Ricardo Chaves* Ricardo Chaves
00:15h - Samba & Folia
00:45h - Trio Independente Rei Momo
01:00h - A Mulherada* Banda A Mulherada
17:00h - Trio Independente Ivete Sangalo* Ivete Sangalo
18:00h - Trio Independente Bell Marques* Bell Marques
19:00h - Alerta Geral* Arlindo Cruz / Sombrinha / Fundo De Quintal / Katulê
19:30h - Pagode Total
20:00h - Bloco Da Capoeira* Tonho Matéria
20:30h - Bankoma* Banda Bankoma
21:00h - Amor E Paixão* Nelson Rufino/ Batifun / Movimento
21:30h - Proibido Proibir* Jú Moraes / Denny Palma
22:00h - Milenar
22:45h - Quero Ver O Momo* Banda Quero Ver O Momo
23:15h - Trio Independente Banda Eva* Banda Eva
23:30h - Sambaterramar* Banda Quebre O Gelo

05/02/2016 (sexta-feira)

00:10h - Filhos De Marujo* Banda Viola De Marujo
00:30h - Trio Independente Neto Lx* Neto Lx
00:45h - Samba Popular* Tonho Matéria / Grupo A Grande Familiar
01:05h - Trio Independente Papazoni* Papazoni
01:20h - Os Negões* Banda Afro Os Negões E Convidados
01:40h - Soweto* Juliana Ribeiro / Catadinho Do Samba
02:15h - Milenar
02:50h - Clube Do Samba* Grupo Rara Raiz / Samba D'mansinho / Lucy Laura E Convidados
03:10h - Big Bloco Do Gueto* Banda Percussão Bbg / Negão Da Viola
03:30h - Come Lixo
03:45h - As Suburbanas
12:30h - Bloco Dos Ambulantes
14:00h - Oficina De Frevos E Dobrados
14:10h - Bonecos Em Folia
14:20h - Cia De Danças E Folguedos
14:30h - Bandaço Jurema
14:40h - Clube Dos Caretas
14:50h - Quabales
15:00h - Bereguedê Transeunte
15:10h - Paroano Sai Milhó
15:20h - Mega Power Trio
15:30h - Rixô Elétrico E Fred Menendez
15:40h - Nano Trio E Garampiola
15:50h - Chico Gomes E Peixinho Elétrico
16:00h - Baianafolia
16:10h - Os Informais
16:20h - Geovana Costa
16:30h - Cegueira De Nó
16:40h - Grupo Só Samba De Roda
16:50h - Alex Costa E Coreto Elétrico
17:00h - Microtrio - Ivan Huol
17:10h - Adão Negro
17:20h - Virgílio
17:30h - Vitrola Baiana
17:40h - Samba De Farofa
17:50h - Triokê
18:00h - Janela Brasileira
18:10h - Batifun
18:20h - Os Marchistas
18:30h - Flor Serena E Rural Elétrica
18:40h - Alavontê
18:50h - Rumpilezz
19:00h - Baiana System
20:00h - Trio Independente André Fanzine
20:15h - Agente Faz Saúde
Fora Da Midia
20:35h - Polimania
20:55h - Me Deixa A Vontade
21:15h - Bloco Dos Servidores Públicos* Gilmelândia E Convidados
21:35h - Saudade É Folia* Banda Saudade É Folia
22:10h - As Exclusivas* Banda Miskuta
22:30h - Q Felicidade* Paparico / Katulê / Társio Martins
22:50h- Alvorada* Grupo Bambeia / Roberto Mendes / Raimundo Sofré / Aloísio Menezes
23:10h - Reduto Do Samba
23:30h - Cortejo Afro* Banda Cortejo Afro
23:50h - Olodum* Banda Olodum

06/02/2016 (sábado)

00:15h - Boka Louka* Fora Da Midia
01:00h - Dengo Baiano* Banda Sakode A Kabeleira
01:30h - Ambiental E Ecossistema* Saulo Calmon
02:00h - Trio Independente Asas Livres* Asas Livres
02:15h - Ilê Aiyê* Band''aiyê
10:30h - Todo Menino É Um Rei* Banda Beat Brasil E Convidados
10:50h - Pequeno Principe De Airá* Banda Unjirá
11:10h - Algodão Doce* Carla Perez E Convidados
11:30h - Rhataplan* Lucy Araújo
11:50h -  Ibéji* Gang Do Samba
12:10h -  Bloco Da Saudade* Banda Da Saudade
12:30h - Polimania
14:15h - Canelight
14:45h - As Muquiranas* É O Tchan
15:00h - Trio Independente Viviane Tripodi* Viviane Tripode
15:15h - É Com Esse Que Eu Vou
15:45h - Bola Cheia
16:15h - Baby Léguas* Banda Papa Léguas
16:45h - Me Deixa A Vontade
17:15h - Porcoioio* Banda Abacate Com Cachaça
17:45h - As Kuviteiras* Pagodart
18:15h - Trio Armandinho Dodô E Osmar* Armandinho E Irmãos
18:45h - Trio Independente Luana Monaliza* Luana Monaliza
19:15h - Trio Independente - Banda Cheiro De Amor
19:45h - Vem Sambar* Xande De Pilares
20:15h - Malê Debalê* Banda Malê
20:45h - Muzenza* Banda Muzenza
21:15h - Amigos De Cajá* Samba Da Biqueira
21:45h - Didá* Banda Didá Femenina
22:15h - Mundo Negro* Banda Mundo Negro
22:45h - Bankoma* Banda Bankoma
23:15h - Bloco Jaké* Banda Jaké / Banda Pit Stop / Neivado De Tchaco / Jorge Fogueirão
23:45h - Axé Dadá* Banda Axé Dadá

07/02/2016 (domingo)

10:30h - Mamulengo* Banda De Sopro Mamulengo
10:50h - Algodão Doce* Carla Perez E Convidados
11:10h - Ibéji* Nave Louca
11:30h - Rhataplan* Lucy Araújo
11:50h - Pierrot De Plataforma* Banda Pierrots De Plataforma
12:00h - Pierrot Tradição* Banda Pierrot E Tradição
12:30h - Trio Independete Pipoca De Saulo* Saulo
12:45h - Inter* Psirico
13:15h - Coruja* Ivete Sangalo
13:45h - Papa* Babado Novo
14:15h - Cheiro De Amor / Pinel* Banda Cheiro
15:00h - Apaxes Do Tororo
15:30h - Commanche Do Pelô* Samba Do Pretinho / Valverde & Cia / Jorginho Commancheiro / Rose Belo / Helen Pires
16:00h - Trio Independente Sarajane* Sarajane
16:15h - 100 Censura
16:45h - Blocão Da Liberdade
17:30h - Banana Reggae
18:00h - Trio Independente Adriano Rezende* Adriano Rezende
18:15h - Os Negões* Banda Afro Os Negões E Convidados
18:45h - Ambiental E Ecossistema* Saulo Calmon
19:15h - Amuleto* Banda Amuleto
19:15h - Trio Independente Paulinho Boca* Paulinho Boca
20:15h - Alabê* Banda Alabê

 Daniela Mercury se apresenta no último dia da folia baiana no Campo Grande
08/02/2016 (segunda-feira)

11:00h - Celebração Na Palma Da Mão
11:20h - Didá* Banda Didá Femenina
11:40h - Bloco Da Saudade* Banda Da Saudade
12:00h - É Com Esse Que Eu Vou
12:20h - Pagodão Do Caçote
13:00h - Trio Independete Pipoca De Saulo* Saulo
13:15h - Cheiro De Amor* Calcinha Preta
13:45h - As Muquiranas* Psirico
14:15h - Papa (Sem Cordas)* A Vingadora
14:30h - Trio Independente Do Kannario* Igor Kannário
15:00h - Mudança Do Garcia
16:00h - Bola Cheia
16:30h - 100 Censura
17:00h - Trio Independente Cheiro De Amor* Banda Cheiro
17:15h - Ilê Aiyê* Band''aiyê
17:45h - Trio Independente Sarajane * Sarajane
18:00h - Blocão Da Liberdade
18:30h - Mundo Negro* Banda Mundo Negro
19:15h - Bloco Jaké* Balayada / Neivaldo Do Tchaco / Jorge Fogueirão
19:45h - Four Days* Grupo Fora Da Midia
21:00h -  Trio Independente Tuca Fernandes
21:15h - Sambaterramar (Sem Cordas)* Banda Quebre O Gelo
21:45h - Trio Independente Margareth Menezes
22:00h - Conexão Tribal
23:00h - Furacão Alegria
Banda Furacão E Atikun
23:30h - Trio Independente Tayrone

09/02/2016 (terça-feira)

11:00h - Vamos Nessa
11:20h - Pierrot De Plataforma* Banda Pierrots De Plataforma
12:45h - Projeto Especial Olodum (Sem Cordas)* Banda Olodum
13:00h - Inter* Psirico
13:30h - Coruja* Timbalada
14:00h - Araketu (Sem Cordas)* Banda Araketu
14:30h - As Muquiranas* Léo Santana
15:00h - Trio Daniela Mercury*Daniela Mercury
15:30h - Projeto Especial Caetanave* Baby Do Brasil
16:00h - Trio Independente Afrodisíaco
16:30h - Commanche Do Pelô* Banda Sakode A Kabeleira
17:00h - Muzenza* Banda Muzenza
17:30h - 100 Censura
18:00h - Filhos Do Congo
18:30h - Ilê Aiyê* Band''aiyê
19:00h - Os Negões* Banda Afro Os Negões E Convidados
19:30h - Trio Independente Black Stykle
19:45h - Trio MultiusoBanda Marana
20:00h - Trio Independente D03
20:30h -Trio Independente Ed City* Ed Cityb

Servidores do Judiciário planejam paralisação em 25.fev 5

elza-fiuza-agbr-11_dez_15

Funcionários do Judiciário federal de todo o país devem paralisar as atividades em 25.fev. A data foi definida no último sábado (30.jan) pela Federação Nacional dos Servidores do Judiciário Federal (Fenajufe).
Segundo o coordenador-geral da entidade, Adilson Rodrigues, os alvos dos protestos do dia 25 e ao longo do ano serão os cartórios eleitorais. “Se não conseguirmos avançar (nas negociações), com certeza haverá problemas nas eleições de outubro”, diz o líder sindical.

Contexto: cartórios eleitorais são repartições públicas do Poder Judiciário responsáveis por organizar as eleições em uma determinada zona eleitoral. O Brasil possui hoje alguns milhares de cartórios. No Estado de São Paulo existem 426 unidades do tipo.
Em nov.2015, o Congresso decidiu manter o veto de Dilma ao reajuste do Judiciário. Diante dessa decisão, os servidores passaram a negociar tendo como base o projeto de lei 2.648 de 2015, que estipula o aumento dos salários, em média, em 26%. A proposta do Executivo é parcelar esse reajuste em 4 anos. Os servidores querem receber tudo em 2 anos.
Nos cartórios eleitorais, a principal pauta é o cumprimento da Lei 13.150 de 2015, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em julho passado. A lei equipara as gratificações recebidas pelos chefes dos cartórios de cidades do interior àquelas dos colegas das capitais. A Justiça Eleitoral alega não ter recursos para atender à reivindicação.

Uber anuncia que vai adicionar mais 50 mil motoristas no Brasil


Andrew-Uber-divulgacao

O Brasil é o país do mundo no qual o Uber tem uma de suas mais altas taxas de crescimento. Segundo Andrew MacDonald, gerente geral regional da empresa para região central dos EUA, Canadá e América Latina, o empreendimento tem se expandido 30% ao mês no Brasil.
Os atuais 53 funcionários nos escritórios do Uber aqui no país vão passar de 100 em breve. E ao longo de 2016, devem ser agregados novos 50 mil motoristas para trabalhar com o aplicativo no Brasil. Atualmente, 10 mil motoristas estão cadastrados.
MacDonald tem uma visão otimista da economia: “Quando a gente olha o Brasil de fora, o quadro parece realmente diferente. Houve uma perda de 1,5 milhão de empregos no ano passado. Há as crises política e econômica. Mas eu preciso dizer que no Uber estamos vendo nossa operação aqui com muito otimismo”
 Andrew MacDonald é canadense, não fala português, tem 31 anos e está visitando escritórios da empresa aqui no país.
Ele disse que um dos problemas recentes no Brasil foi resolvido na semana passada: os pagamentos com o cartão American Express agora serão em reais –e não mais em dólares, como vinha acontecendo.

Onde haverá expansão?
No Norte e no Nordeste. Temos interesse em todas as cidades com 1 milhão de habitantes ou mais, mas não só essas.
Qual o tamanho da equipe do Uber no Brasil?
Hoje, 53 pessoas (em escritórios). Mas agora em 2016 vamos passar de 100. No mundo temos cerca de 6.000 funcionários em 68 países, mas esse número muda todos os dias.
E a receita? Qual a expectativa do Uber no Brasil?Não divulgamos esse número.
O número de motoristas do Uber no Brasil tem previsão de aumento?Temos hoje cerca de 10 mil motoristas no Brasil. Esperamos agregar mais 50 mil nos próximos 12 meses. O Brasil é o maior mercado da América Latina.
É um grande crescimento…Nos últimos meses, o Uber cresceu 30% ao mês no Brasil.
Quais cidades já regularizaram o Uber de uma forma que a empresa considerou satisfatória?Uma delas foi a Cidade do México. Lá existe uma taxa de imposto de 1% a 2% sobre o valor da viagem. Nos Estados Unidos, em cerca de 50 localidades já está tudo regularizado.
O Uber tem planos ambiciosos de expansão no Brasil. Qual é sua avaliação sobre o momento pelo qual passa o país?Quando a gente olha o Brasil de fora, o quadro parece realmente diferente. Houve uma perda de 1,5 milhão de empregos no ano passado. Há as crises política e econômica. Mas eu preciso dizer que no Uber estamos vendo nossa operação aqui com muito otimismo. Como eu disse, crescemos 30% ao mês aqui. O Brasil é uma das histórias de maior sucesso do Uber atualmente. A avaliação de 97% de nossos clientes é de 4,8 ou acima, numa escala de zero a 5. Já estou até programando a minha próxima visita.
Há alguma idiossincrasia brasileira que afeta o trabalho do Uber?Há um aspecto interessante. Aqui não há tantos SUVs como nos EUA. Aí é sempre mais difícil acomodar malas de quem está indo viajar. Em São Paulo temos a opção do “Uber bag”, que é o serviço para quem precisa de um carro maior.
Algumas pessoas reclamam que os motoristas do Uber são muito “Waze dependentes” e o aplicativo nem sempre escolhe o melhor caminho…Com o tempo, vamos melhorar o sistema de mapas. Temos equipes trabalhando nisso. O Uber vê o mundo como uma grade de ruas e avenidas. Os trajetos utilizados são sempre considerados para aperfeiçoar as rotas escolhidas.
É comum ouvir que o Uber oferece um serviço pouco seguro. Como o sr. responde a essa percepção?
Acho que o Uber oferece tudo com transparência.
É necessário refletir sobre o que é uma viagem num táxi. Pense numa pessoa saindo de um bar às 2h da madrugada. Vai para a calçada. Estende o braço e entra em um veículo sem saber quem é o motorista. É um risco tanto para o passageiro como para o motorista.
No caso do Uber, você sabe quem é o motorista. Tem a ficha dele, com foto. O passageiro também é identificado. Tudo fica registrado e não há dinheiro em espécie envolvido.
A propósito do pagamento, no Brasil usuários de cartão American Express precisam pagar as corridas do Uber em dólares. Por quê?Era um problema da operadora que resolvemos na semana passada. A partir de agora, usuários de Amex no Brasil pagam em reais.
Nos feriados de final de ano, em 2015, muitos usuários se surpreenderam com o aumento da tarifa do Uber. Há como deixar os usuários mais precavidos?Durante horários de pico, quando não há motoristas suficientes no sistema, as tarifas sobem (por meio de um algoritmo). Isso ocorre para incentivar mais motoristas a entrar na plataforma. Mas quando os preços aumentam, isso é visto com muita clareza no aplicativo. O usuário pode aceitar ou ser notificado quando o valor da tarifa for reduzido. Nós fizemos uma campanha no Brasil um pouco antes do Natal para mostrar como funciona o sistema dinâmico de valores.
 

Rei Momo abre oficialmente o Carnaval de Salvador



Depois que o Rei Momo do Carnaval de Salvador, na Bahia, recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito, ACM Neto (DEM-BA), a folia na primeira capital do país começou, oficialmente, na noite desta quarta-feira (3).
A partir de agora, o Rei Momo é quem comanda a festa até a próxima terça-feira (9). A cerimônia de entrega foi na praça Municipal, no Centro Histórico da capital baiana, e que faz parte do Circuito da Batatinha. A folia seguiu até o Pelourinho.
“Essa é uma novidade: a abertura do Carnaval de Salvador na quarta-feira, oficializando o dia, que já tinha um movimento grande, na Barra, e agora a gente cria essa grande apresentação do que serão os próximos dias de festa. Um cortejo que traz um pouco do Carnaval de Salvador. Eu tenho certeza de que esse vai ser o maior Carnaval de todos os tempos. Será histórico, de muita alegria e espero que seja, também, de muita paz”, disse ACM Neto durante a abertura oficial do Carnaval.
Antes da entrega das chaves, o cantor, compositor e percussionista Carlinhos Brown deu início à folia no circuito, sendo a primeira atração oficial do Carnaval de Salvador. Brown trouxe de volta o Caetanave, uma réplica do trio que desfilou em 1972 para comemorar a volta do exílio do cantor e compositor baiano Caetano Veloso no período da ditadura.
“Não considero que estejamos resgatando algo. Isso é tradição e ela está sendo respeitada”, disse o cantor, ao falar sobre iniciar o percurso com os foliões na praça Castro Alves com o trio Caetanave. “Quem vem de fora passar o Carnaval de Salvador vai compreender que felicidade, aqui, não custa nada. Nós temos o maior cuidado com a figura da mulher, da criança e trabalhamos contra a exploração sexual dessas pessoas”.
A estudante Fernanda Marchesi veio do Chile para o Carnaval da capital baiana pela primeira vez. “Estou muito animada, mas sei que hoje ainda é mais tranquilo. Estou esperando os outros dias. Muitos diziam que o Carnaval de Salvador é muito bom. Eu já estive no Rio de Janeiro, mas nunca aqui”, disse a foliona de 20 anos.
Na tentativa de conter a violência nos circuitos do Carnaval, as entradas de todos os circuitos serão controladas, pela primeira vez, por detectores de metais. Segundo o secretário da Segurança do Estado, Maurício Barbosa, mais de R$ 40 milhões foram investidos na segurança do evento.

Qual é a melhor rede social para o seu negócio?

No mundo offline, o empreendedor sabe que sua loja não pode ficar escondida das pessoas. Quanto mais gente passando, maiores as chances de alguém entrar e comprar.

Uma lógica parecida acontece no mundo virtual, só que o empreendedor precisa encontrar o seu público nas redes sociais, e não apenas buscar o melhor ponto comercial. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Secretaria de Comunicação Social (Secom), do governo federal, revelou que 92% das pessoas que usam a internet estão nas redes sociais.

Mas são tantas redes, com tantas particularidades, que fica difícil não se perder e escolher a melhor para o seu negócio. Para ajudá-lo nesta tarefa, vamos ver as principais características de cada uma das mídias sociais mais famosas para você descobrir qual é a melhor para a sua empresa.



 Você precisa descobrir onde está seu público e ficar lá. Não há uma única resposta para os vários setores do mercado, depende muito do tipo de público. Mas, sem dúvida, uma empresa que está na rede que o seu cliente usa sai na frente”, resume Edney Souza, o Interney, um dos especialistas em redes sociais mais conhecidos no Brasil.

Facebook

O relatório da Secom afirma que, no Brasil, o Facebook ainda é a rede social mais utilizada, contando com 83% da população que acessa a internet regularmente. Ele surgiu em 2004, mas só se popularizou mesmo aqui no país entre 2010 e 2011. Com o surgimento de outras redes nos últimos anos, o crescimento do Facebook desacelerou, sobretudo no ano passado, mas ainda segue sendo a principal rede em número de usuários – relatório do Facebook aponta para mais de 1,4 bilhão de usuários na rede.
É uma plataforma intuitiva e bem simples de administrar. No Facebook é possível postar de tudo, de conteúdo escrito a fotos, vídeos e gifs. As empresas devem fazer uma página que se diferencie do perfil dos usuários, pelo fato de que é possível “curtir” a página e seguir suas atualizações.
É uma das redes sociais mais abertas para o investimento de empresas e conta com várias ferramentas para ajudar os administradores a cuidar de suas fan pages. É possível, ainda, investir em publicidade para garantir que seus posts alcancem mais pessoas ou até conversar com um dos consultores do site. Hoje são mais de 2 milhões de anunciantes ativos na plataforma.

Twitter

Foi o Twitter que popularizou o termo “microblog” no remoto ano de 2006. Com a regra de permitir publicações de apenas 140 caracteres, a rede social ganhou o mundo. Lá, os usuários podem seguir os perfis que interessam, mandar mensagens privadas e ainda publicar fotos e vídeos.
É uma excelente forma de garantir uma interação rápida e direta com os usuários e de divulgar promoções e novidades da sua loja de maneira objetiva.
Mas muito cuidado, seus seguidores no Twitter também devem seguir outras marcas e pessoas e, uma vez soterrada por outros tweets, sua publicação só será vista se o seu seguidor entrar no seu perfil. Por isso o Twitter é recomendável para empresas que tenham a possibilidade de atualizar constantemente sua conta e, mais do que isso, tenham conteúdo para atualizar. Se você acha que vai ter, no máximo, uma publicação por dia, talvez não seja um bom negócio.

Instagram

Um dos aplicativos que mais cresceram nos últimos anos e ajudou a fortalecer a cultura do “selfie”, o Instagram tem, atualmente, mais de 300 milhões de usuários no mundo, de acordo com um relatório do Facebook, que é dono do aplicativo.
Nele, a interação se dá por meio de fotos e vídeos muito curtos, de até 15 segundos. Embora só recentemente esteja testando a inserção de publicações patrocinadas na timeline dos usuários, muitas empresas já estão usando, por conta própria, o Instagram como plataforma de vendas.
É a rede ideal para quem trabalha com produtos que tenham um apelo visual muito forte, como roupas, artigos para bebês e maquiagens. Mas lembre-se que no Instagram se preza por imagens muito bem trabalhadas, então vale a pena fazer algum investimento técnico nesse sentido antes de se aventurar na rede.

Google+

Semelhante ao Facebook e, portanto, seu concorrente direto, o Google+ também é uma rede que abre muitas opções para o empreendedor. É possível publicar textos, imagens e vídeos e também seguir pessoas e empresas.
De acordo com uma pesquisa da Pew Research, o G+ tem se tornado uma rede popular entre os adolescentes de 13 a 17 anos. Cerca de 33% deles usam a rede social do Google, segundo o relatório. Esta é a mesma porcentagem que usa o Twitter.
No início do ano, o Google anunciou que faria inúmeras mudanças no G+ e dividiria a rede em conteúdo, bate-papo e fotos. Esse pode ser um avanço muito grande para a plataforma. Vale a pena ficar de olho e participar dessas mudanças.

YouTube

A maior plataforma de publicação de vídeos tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, cerca de um terço das pessoas que acessam frequentemente a internet, de acordo com dados do YouTube. O site adquiriu contornos de rede social, uma vez que é possível comentar, compartilhar e curtir os vídeos, e os próprios youtubers (como são chamadas as pessoas que produzem os conteúdos) interagem com sua audiência.
Os vídeos são excelentes ferramentas para ajudar a vender um produto. É a oportunidade de o cliente ver o funcionamento e a aparência do que quer comprar praticamente como se estivesse em uma loja física. Então vale muito a pena incluir vídeos nas descrições de produtos no seu site.
Mas as possibilidades, quando se mantém um canal no YouTube, não param por aí. Você pode se diferenciar dos concorrentes aproveitando o potencial da gravação em vídeo para criar vídeos que tiram dúvidas, que comparam dois produtos e usar sua criatividade para aproveitar a larga audiência que este canal tem.
Vale lembrar, também, que é preciso levar em consideração onde está a maioria do seu público e qual é o canal que eles mais acessam, do contrário você poderá acabar “falando sozinho” na rede. Uma boa dica é bolar um formulário em que eles possam indicar em qual rede são mais ativos e até criar algumas perguntas mais específicas, como em qual horário costumam passar mais tempo conectados e que tipo de publicação interessa mais.
Quando tiver várias redes sociais como resposta, siga um sábio conselho do Edney Souza, consultor de marketing e especialista em redes sociais: faça uma coisa de cada vez. Invista em uma rede, conheça e potencialize seus resultados dentro dela. Depois comece a migrar para outras.
O giovani e muitos outros consultores de redes sociais, conteúdo e SEO estão esperando por você no Tribuna Diaria

PROMOÇÃO DE CARNAVAL SUPERMERCADO ESTRELA

Arquivo do blog