Tribus Fm 87.9

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Cuba e China vao investir 100 millhoes de dolares para modernizar o Porto de Santiago

Cuba y China invertirán 100 millones para modernizar el Puerto de Santiago


Cuba, junto com uma  empresa de construção e comunicação chinesa, vai investir US $ 100 milhões para modernizar o porto de Santiago, a segunda maior do país, anunciou ontem o cubano Television News.
O projeto, que será executado através dos próximos três anos, desenvolver um cais mais de 230 metros, bem como armazéns e infra-estrutura de apoio na província oriental.
De acordo com declarações de Juan Carlos Gonzalez, o Ministério dos Transportes cubano, o porto terá uma capacidade de admissão de navios de até 55 000 toneladas. Além acessos ferroviário e automotivo são preparados, bem como alguns sistemas operacionais são automatizados porto.
Nesse relatório, que não especificou qual a percentagem do capital corresponderá ao negócio da China, atualmente o segundo maior parceiro comercial depois que o país ilha de Venezuela.
O segundo semestre deste ano foi escolhido para começar a construir a força, enquanto estudos anteriores neste semestre serão desenvolvidas, disse Gonzalez.
Santiago de Cuba localizado a leste da ilha, a cerca de 900 km da capital, é a segunda cidade mais importante por causa de sua economia e população
Atualmente, o governo cubano coloca no lugar das instalações do porto de Mariel, em Cuba ocidental, cerca de 40 quilômetros de Havana, onde já opera um terminal de contêineres e uma zona de livre circundante as autoridades estão a promover no mundo a atrair capital estrangeiro.

Teste nuclear da Coreia do Norte terá consequências adverte Pentágono

AP
O anúncio da Coreia do Norte de seu primeiro teste nuclear de uma bomba H deverá "ter consequências" para Pyongyang, advertiram o secretário americano de Defesa, Ashton Carter, e seu homólogo sul-coreano em uma ligação telefônica.
A Coreia do Norte assegurou nesta quarta-feira ter realizado seu primeiro teste de uma bomba de hidrogênio, mais potente que uma bomba atômica comum, como prova de sua determinação em avançar em seu programa nuclear.
Após uma ligação telefônica com o ministro sul-coreano Han Min-Koo, "o secretário Carter reafirmou o compromisso firme dos Estados Unidos de defender (a Coreia do Sul), que contempla todos os aspectos da política de dissuasão nuclear" da qual dispõe Washington, informou o Pentágono em um comunicado.
A respeito, Carter e Han estimaram que as "provocações da Coreia do Norte deverão ter consequências", destaca o texto.
Carter visitou em novembro passado Seul e também a região desmilitarizada que constitui a fronteira de fato entre as duas Coreias.
Os Estados Unidos dispõem atualmente de 28.500 soldados na Coreia do Sul, considerado um aliado-chave de Washington na Ásia.

Banco Mundial corta sua previsão de crescimento mundial para 2016

 



O Banco Mundial (BM) rebaixou sua previsão de crescimento mundial para 2016, devido ao "decepcionante" desempenho de grandes emergentes como China e Brasil.
O PIB mundial, que em 2015 cresceu 2,4%, não crescerá mais do que 2,9%, o que significa 0,4% a menos do que a previsão feita em junho, de acordo com o relatório semestral do BM publicado nesta quarta-feira.
"A simultânea debilidade dos principais mercados emergentes ameaça os objetivos de redução da pobreza (...) embora esses países tenham sido poderosos contribuidores para o crescimento mundial na última década", disse o BM.
A China, em plena transição econômica, desacelerará sua expansão para 6,7% contra 6,9% de 2015, o que significa 0,3% a menos do que o previsto para seis meses e seu pior resultado desde 1990.
A segunda maior economia do mundo padece há meses de episódios de turbulências financeiras e, na segunda-feira, suas Bolsas despencaram 7%.
A revisão de projeções é mais drástica para outros emergentes já em recessão, como o Brasil (-3,6 pontos básicos, a -2,5%) e a Rússia (-1,4 ponto, a -0,7%). Ambos os países estão sendo atingidos por uma queda dos preços das matérias-primas, dos produtos primários e da energia.
Os países de rendas mais altas terminarão um pouco melhor do que em 2016, diz o BM. Os Estados Unidos crescerão 2,7%, e a zona do euro, 1,7%. Em ambos os casos, a projeção foi rebaixada apenas em um décimo de ponto percentual, disse o banco.
"O crescimento mais forte das economias avançadas compensará apenas parcialmente os riscos de persistente debilidade dos principais emergentes", comentou Ayhan Kose, responsável pelas projeções econômicas do BM.
A entidade alertou sobre outros "riscos" para a economia mundial, como as tensões geopolíticas e as possíveis repercussões do aumento da taxa de juros dos Estados Unidos.
"Há fissuras na superfície", advertiu o economista-chefe do Banco Mundial, Kaushik Basu, apontando para o risco de "perigosos movimentos de capitais" no mundo.



Países condenam teste nuclear anunciado pela Coreia do Norte








O anúncio feito hoje  pela Coreia do Norte, de que testou, com sucesso, pela primeira vez, uma bomba de hidrogênio, recebeu a condenação de diversos países, entre eles os Estados Unidos, a China, Coreia do Sul, França e o Japão.
A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, considerou o teste nuclear uma “grave provocação” e ameaça à segurança nacional. Ela pediu sanções internacionais “severas” ao país.
“O teste não é apenas uma grave provocação à nossa segurança nacional, mas também uma ameaça ao nosso futuro e um forte desafio à paz e estabilidade internacionais”, afirmou Park, durante reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança.
Em Londres, o chefe da diplomacia britânica, Philip Hammond, também considerou o teste uma “provocação”, além de “grave” violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Em sua conta no Twitter, Hammond escreveu: “Se os relatos de um teste de bomba H da Coreia do Norte foram verdade, é uma grave violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e uma provocação que condeno sem reservas”.

Arquivo do blog