Tribus Fm 87.9

sábado, 23 de abril de 2016

Limitar internet fixa excluirá usuários, dizem especialistas

Mulher usando notebook e smartphone em um café

A oferta de pacotes de internet fixa com franquia de dados poderá encarecer o serviço e limitar o acesso dos usuários no país. Segundo o especialista em propriedade intelectual e direito digital Maurício Brum Esteves, as operadoras querem impor limites de navegação porque precisam reduzir o uso da internet no Brasil.

“Elas constataram que as pessoas têm utilizado mais a internet, que está ficando sobrecarregada. Ao impor o limite de dados, elas querem literalmente tirar algumas pessoas da internet, que são aquelas pessoas que não vão conseguir pagar.”

 

Para Esteves, a necessidade de estabelecer limites de navegação para os usuários é resultado da falta de investimentos no setor. “Na medida em que não se investe e as pessoas demandam mais, é natural que a banda fique sobrecarregada e é natural que se precise impor um controle”.

Na última semana, o debate sobre a possibilidade de as operadoras de telecomunicações passarem a oferecer internet fixa com limite de dados para navegação ganhou força entre os consumidores, especialmente nas redes sociais.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entende que as empresas não são proibidas de estabelecer limites para a navegação, mas proibiu ontem (22) as operadoras de oferecer planos com franquia, por tempo indeterminado, até que a questão seja analisada “com base nas manifestações recebidas pelo órgão”.

Esteves avalia que a limitação de dados não seria problema se o consumidor tivesse a opção de contratar uma quantidade grande de dados por um valor razoável. Mas, na opinião do especialista, a franquia oferecida pelas operadoras será “irrisória e caríssima”.

“O problema é que a limitação de dados vai acabar sendo cara e vai ser uma forma de limitar os consumidores”, acrescentou.

O professor Marco Aurélio Campos Paiva, que dá aulas de telecomunicações e redes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, considera que a adoção de franquias para a internet fixa é um retrocesso, principalmente porque vai estabelecer uma limitação digital para os usuários.

“Caso seja adotado pelas empresas, será um grande prejuízo não só pela questão financeira para o usuário, como na própria tecnologia, porque vamos ficar limitados digitalmente”, avaliou.

Outra consequência, segundo Paiva, será a limitação de acesso de estudantes a cursos de ensino a distância, que dependem da internet. “Para o aluno pode ser um fator limitante, ele precisa fazer as aulas online, precisa fazer download de arquivos, exercícios. Vai aumentar o seu consumo, e dependendo da banda que ele tenha, o pacote será gasto muito rapidamente”, destacou.

Para o professor, as empresas pretendem adotar a franquia de dados por causa da falta de infraestrutura de telecomunicações adequada no Brasil. “Nossa estrutura de telecomunicações ainda é muito limitada, as operadoras investiram pouco. Se tivéssemos toda uma infraestrutura de telecomunicações melhor, ou seja, fibra óptica cortando o país de Norte a Sul, Leste a Oeste, não teríamos essa limitação”, analisou.

Já o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, diz que a oferta de pacotes de internet com franquia vai possibilitar que o consumidor faça uma adequação da quantidade de dados contratada com o seu consumo. “Há quem consome muito, outros que consomem pouco. Então, está na hora de ter essa tarifação por pacotes, como vemos em vários países.”

Tude avalia que o crescimento do consumo de internet no Brasil é um dos fatores para que as operadoras adotem um novo modelo de vendas. “A banda larga fixa está virando o serviço principal das empresas e o consumo de dados está crescendo muito, com um aumento de quase 50% por ano. Então, não dá para manter o preço com esse aumento”, disse. O consultor lembra que quando o governo lançou o Plano Nacional de Banda Larga, em 2010, foi possível oferecer pacotes a preços populares porque havia uma cota de dados associada ao plano.

Em nota, a operadora Vivo, que pretende começar a oferecer pacotes com franquia, explicou que o volume de tráfego da rede cresce exponencialmente no Brasil e no mundo. “Cada byte que circula na rede consome capacidade e tem custo que compõe o valor das mensalidades dos planos praticados ao cliente, hoje aplicados de forma igual para todos, seja qual for o volume de dados consumido por mês”. A empresa nega que pretenda implantar o modelo de franquia para restringir o acesso a serviços de streaming ou de qualquer outro tipo.

Consumidores

Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), as operadoras não apresentaram justificativas técnicas para inclusões ou reduções de franquias de dados nos novos planos. “Ao adotarem essas medidas, as operadoras elevam seus preços sem justa causa, detém vantagem excessiva nos contratos, limitam a competição e geram aumento arbitrário de lucro”, disse o pesquisador em telecomunicações do instituto, Rafael Zanatta.

A entidade ingressou com uma ação civil pública contra as operadoras Claro, Net, Oi e Telefônica. O objetivo é impedir a suspensão do serviço de internet, que, segundo o Idec, é uma importante ferramenta de acesso à informação, reconhecido como direito fundamental e essencial para o exercício da democracia e da cidadania, “não devendo, portanto, prevalecer as alterações desejadas pelas operadoras”.

Para a Proteste Associação de Consumidores, mesmo que as empresas ofereçam aos consumidores ferramentas para medir o consumo e saber quando a franquia está acabando, como determinou a Anatel, isso não é suficiente. “A questão não é o direito de ser avisado sobre a proximidade do esgotamento da franquia, o problema é adotar a franquia, que a Proteste julga indevida porque viola leis existentes”, disse a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci.

A Proteste também entrou com uma ação judicial para impedir as operadoras de limitarem o acesso à internet por meio de franquia, tanto em celular, tablets e outros dispositivos móveis quanto em conexões fixas e lançou uma petição online contra o limite de uso de dados de internet dos serviços de banda larga fixa, que já tem mais de 150 mil assinaturas.

Uma petição online no site da Avaaz contra o limite na franquia de dados da banda larga fixa já alcançou 1,6 milhão de assinaturas e a página do Movimento Internet Sem Limites já tem mais de 460 mil seguidores em sua página do Facebook.

Se operadoras adotarem franquia, uso da internet será menor

Mulher navegando na internet com notebook

Assistir a filmes e séries no Netflix, ver vídeos no Youtube, ouvir músicas online, baixar jogos de videogames.

Tudo isso faz parte do dia a dia de quem utiliza a internet, mas os usuários vão ter que começar a prestar atenção nos dados que consomem se as operadoras decidirem adotar a franquia de dados para a internet fixa, assim como já acontece na internet móvel (3G e 4G).

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entende que as empresas não são proibidas de estabelecer limites para a navegação, mas proibiu ontem (22) as operadoras de oferecer planos com franquia, por tempo indeterminado, até que a questão seja analisada “com base nas manifestações recebidas pelo órgão”. 

Segundo levantamento feito pela Proteste Associação de Consumidores, um jogo de videogame gasta cerca de 44 GB para ser baixado.

Assistir a uma hora de Netflix em ultradefinição custa 7 GB e um vídeo de uma hora no Youtube pode consumir até 120 MB. (veja tabela abaixo)

“A pessoa vai ter um limite de dados e vai usar esses dados conforme achar mais adequado. Essa é uma mudança bastante significativa para a vida dos usuários, porque o usuário padrão não está acostumado a fazer esse tipo de raciocínio sobre a quantidade de dados que está utilizando, ele simplesmente navega”, avalia o especialista em propriedade intelectual e direito digital Maurício Brum Esteves.

Uma família de três pessoas que usa a internet de forma moderada, assistindo por exemplo a duas horas de Netflix por dia, trinta minutos de Youtube uma hora e meia de uso do Whatsapp e do Facebook, além de ouvir música por streaming, baixar um jogo de videogame e acessar páginas da internet, gastaria cerca de 240 GB por mês, também segundo levantamento da Proteste.

Se o uso da família for intenso, com três horas de Netflix, por exemplo, o consumo poderá passar para 388 GB por mês.

Assistir a vídeos de alta definição e games é a atividade que gasta mais dados. “Se você assiste a uma série por semana, vai gastar 12 GB. Se assistir a uma por dia, vai gastar 90 GB. Aí você vai se encaixar em um plano conforme a cota”, explicou o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude.

Entenda o que pode mudar com planos de franquia de dados

Cabos de internet

Um dos assuntos mais discutidos na última semana nas redes sociais foi a possibilidade de as operadoras de telecomunicações começarem a oferecer pacotes de internet fixa com limite de dados.

Hoje em dia, quem utiliza internet no celular (3G e 4G) já têm o hábito de controlar o uso da rede, e costuma receber avisos das operadoras sobre o consumo de sua franquia. Mas, na internet fixa, geralmente não há esse controle.

Publicidade

Apesar de não ser proibido pela regulamentação do setor, tradicionalmente, as empresas vendem apenas o acesso à rede a uma determinada velocidade, sem estabelecer uma franquia de dados. Com isso, o usuário pode trafegar como desejar e não tem um limite de consumo.

Desde o início do ano, no entanto, algumas operadoras que oferecem internet fixa vêm anunciando que podem adotar o sistema de franquia para a comercialização dos novos planos de banda larga fixa.

Ou seja, em vez de ter a internet contratada apenas pela velocidade de navegação, poderá haver também um limite para o uso de dados. Quando essa franquia acabar, o acesso à internet poderá ser cortado, ou a velocidade reduzida, como acontece na internet móvel.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entende que as empresas podem estabelecer limites para a navegação, mas proibiu ontem (22) as operadoras de oferecer planos com franquia, por tempo indeterminado, até que a questão seja analisada “com base nas manifestações recebidas pelo órgão”. 

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, defendeu a coexistência de planos de franquia limitada e ilimitada e também o respeito aos contratos vigentes. 

Operadoras

Entre as principais empresas que oferecem o serviço de internet fixa, a NET é a única que informa que já adota planos com franquia mensal de consumo de dados, desde o lançamento do serviço.

Quando a franquia é ultrapassada, a velocidade de acesso é reduzida e retomada no primeiro dia do mês seguinte. Segundo a empresa, apenas clientes com utilização muito diferente da média ultrapassam as franquias estabelecidas.

A Vivo diz que ainda não há data definida para adotar o sistema de franquia, mas garante que, antes de elas serem aplicadas, o cliente terá ferramentas para medir seu consumo mensal.

Os tamanhos e preços dos pacotes de uso de banda larga fixa da operadora ainda não foram definidos.

“Quando e se vier a implantar o modelo de franquia para banda larga fixa, a Vivo fará uma ampla campanha de esclarecimento, em diversos meios de comunicação”, disse a empresa.

A operadora vai continuar oferecendo a opção de planos ilimitados, ao lado de opções com franquias, de acordo com o perfil de consumo do internauta.

A TIM diz que não comercializa planos com franquia mensal de dados limitada e não prevê mudanças nas ofertas atuais.

A Oi também garante que atualmente não pratica redução de velocidade ou interrupção da navegação após o fim da franquia de dados de seus clientes de banda larga fixa “embora o regulamento de ofertas preveja a possibilidade.”

A Sky informou que não pratica franquia mensal de dados ou bloqueio do serviço após o consumo, ainda que o regulamento do setor preveja essa possibilidade.

Entidades de defesa do consumidor e outras organizações da sociedade civil são contra a prática de oferecer pacotes com franquia de dados.

Uma petição online no site da Avaaz contra o limite na franquia de dados da banda larga fixa já alcançou 1,6 milhão de assinaturas e a página do Movimento Internet Sem Limites já tem mais de 460 mil seguidores em sua página do Facebook.

Uma petição online da Proteste Associação de Consumidores contra o limite de uso de dados de internet dos serviços de banda larga fixa já colheu mais de 150 mil assinaturas.

Site da Anatel sai do ar após ataques de hackers

Prédio da Anatel em Brasília

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou nesta sexta-feira que seu site está sofrendo ataques de hackers há dois dias, gerando interrupção no acesso, em meio à polêmica sobre a limitação do consumo de Internet banda larga no país.

"O site está realmente com problemas desde quarta-feira. A agência está agindo o mais rápido possível para normalizar o funcionamento", informou a Anatel, sem estimar um prazo para o restabelecimento do acesso ao site.

A Reuters tentou acessar a página da agência no final da tarde desta sexta-feira, mas o site continuava fora do ar. Segundo a assessoria de imprensa da Anatel, os problemas se limitam ao acesso ao site.

A Agência tem sido alvo de críticas de usuários e ativistas após o anúncio nesta semana de medidas que permitem que operadoras de banda larga fixa possam reduzir a velocidade ou interromper o serviço a clientes que ultrapassarem limites impostos pelas operadoras de volume de transferência de dados, a chamada franquia.

Na quarta-feira, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), anunciou que pediu à consultoria da Casa uma nota técnica sobre a possibilidade de uma resolução que derrube portaria da Anatel sobre a permissão de execução do limite de franquias de dados na banda larga fixa.

Aplicativo permite ler e ouvir Shakespeare simultaneamente

Show de luzes e pirotecnia forma a imagem de William Shakespeare, dia 23/04/2014

Vinte anos depois de sua moderna adaptação para o cinema de "Ricardo III", o ator Ian McKellen e o diretor Richard Loncraine voltam a trabalhar sobre a obra de William Shakespeare com um aplicativo que permitirá ouvir e ler, ao mesmo tempo, o dramaturgo.

O aplicativo para dispositivos móveis estará disponível a partir de sábado, quando se completa 400 anos da morte do dramaturgo britânico.

A empresa Heuristic Media desenvolverá 37 aplicativos no total, cada um dedicado a uma obra de Shakespeare, e o primeiro será dedicado a "A Tempestade", última peça que o autor escreveu antes de morrer, em 1616.

Na metade superior da tela, os atores recitam o texto diante das câmeras, sem figurino, nem cenário, enquanto os diálogos vão passando na parte de baixo.

É possível parar a imagem e obter notas e comentários com um grau de detalhe que depende do grau de instrução previamente selecionado (ensino fundamental, secundário ou universitário).

"Não é um espetáculo. Levamos nossa roupa, os atores não interagem, nem entre eles, nem com vocês", os usuários do aplicativo, explicou Ian McKellen nesta sexta-feira, durante a apresentação do programa no Instituto do Cinema Britânico (BFI) de Londres.

"Shakespeare não queria que lessem suas obras, queria que fossem lidas pelos atores, as aprendessem, as recitassem para a plateia", acrescentou McKellen.

Como todo ator britânico, McKellen cumpriu o trâmite de atuar em várias peças de Shakespeare, mas é mundialmente conhecido por interpretar Gandalf em "O Senhor dos Anéis".

 

Sou autônomo; como declaro no IR valores recebidos de PF?

Mulher usando o computador
Dúvida do internauta: Sou dentista, profissional liberal e recebo pagamentos de consultas de pessoas físicas por cartão de crédito e débito. Como devo declarar esses valores no Imposto de Renda?

O fato de você receber o pagamento das consultas por meio de cartão de crédito e débito não altera a forma de declará-lo.

Os rendimentos recebidos de pessoa física devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior” na aba “Rendimentos do Trabalho Não Assalariado” (veja o passo a passo para declarar rendimentos recebidos de PF com as imagens do programa do IR).

Cada um dos titulares dos pagamentos deve ser informado individualmente, com a indicação do número do seu CPF. Além disso, mesmo que o paciente/cliente não seja o responsável pelo pagamento (como pode ocorrer caso a consulta seja paga pelos pais), seu CPF também deverá ser informado. Sem esta informação a Declaração de Imposto de Renda não pode ser transmitida.

A obrigatoriedade de indicação do CPF se aplica aos médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e advogados.

Vale destacar que, se os rendimentos recebidos de pessoas físicas em 2015 foram superiores ao valor de 1.787,77 reais, de janeiro a março, ou superiores a 1.903,98 reais, a partir de abril, você deveria ter recolhido o imposto mensal sobre esses rendimentos, por meio do programa Carnê-Leão. A mesma regra vale para quem recebe aluguéis de pessoa física.

O valor do imposto apurado pelo Carnê-Leão é recolhido por meio do pagamento de um Documento de Arrecadação das Receitas Federais (Darf), sob o código 0190, e deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte aos recebimento.

Se o imposto não foi pago mensalmente, o IR deve ser recolhido com atraso. Nesse caso, a partir do mês seguinte ao vencimento, o valor do imposto é corrigido pela variação da taxa Selic e por juros de 1% ao mês e ainda é aplicada multa de mora de 0,33% ao dia, limitada a 20% do imposto devido. 

O programa Carnê-leão 2015 pode ser baixado no site da Receita Federal. Ele faz os cálculos mensais do imposto e deve ser importado para a Declaração de Ajuste Anual de 2016 (veja como). Os acréscimos legais podem ser calculados por meio do programa Sicalc, também disponível no site da Receita Federal.

*Thomson Reuters é o provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais. O papel central da empresa é combinar o conteúdo relevante, a tecnologia e o conhecimento humano necessários para que os principais tomadores de decisões encontrem respostas confiáveis que respaldem suas decisões mais importantes.

Prefeito do Rio diz que é responsável por queda de ciclovia

Ciclovia no Rio de Janeiro desabou

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse hoje (22) que também se sente responsável pelo desabamento da ciclovia da Avenida Niemeyer, ocorrido ontem (21) e que deixou pelo menos dois mortos.

O prefeito falou à imprensa hoje, depois de chegar de uma viagem à Europa e se reunir com sua equipe e com engenheiros.

“Sou totalmente responsável. Em última instância, é a prefeitura que executou a obra. Não vamos brincar com esse tipo de coisa. O prefeito assume suas responsabilidades porque, em última instância, é quem designa os dirigentes do município”, disse Paes.

Segundo Paes, o presidente da empresa municipal responsável pela fiscalização da obra, Geo-Rio, Márcio Machado, pediu afastamento da presidência do órgão.

Além de assumir suas responsabilidades, o prefeito disse que quer encontrar os culpados pelo acidente.  De acordo com o prefeito, a responsabilidade não deve recair sobre órgãos e sim sobre indivíduos que cometeram erros.

“Acidentes não acontecem por acaso. A prefeitura não vai aceitar a desculpa de que ondas acima do normal bateram sobre a ciclovia. A gente sabe que as coisas devem ser feitas com muito estudo e muito detalhe. Portanto, não é, na minha opinião, um acidente fortuito, aceitável. Nós vamos encontrar os responsáveis e esse responsável não é, certamente, a natureza. A gente vai fazer todos os esforços para que os responsáveis por isso, dentro ou fora da prefeitura, respondam por seus atos”, disse Paes.

Houve tempo

Paes disse que não há como saber ainda se a falha foi no projeto ou na execução da obra, feita pela empresa contratada Concremat, mas, de acordo com o prefeito, esse tipo de falha não deveria acontecer, já que houve tempo suficiente para checar e rechecar o projeto.

“Essa é uma obra cuja decisão de fazê-la foi tomada há algum tempo. Ela começou em meados de 2014. Tinha uma previsão de um ano e atrasou seis meses. Não dá para se usar a desculpa de que foi feita com muita rapidez. O projeto teve tempo de ser analisado e reanalisado. Portanto, não é fruto de nenhuma pressa ou falta de planejamento”, disse Paes.

Segundo o prefeito, o acidente pode gerar desconfiança em relação à qualidade das obras dos Jogos Olímpicos. Por isso, a prefeitura pretende fazer a reavaliação de todas as obras executadas recentemente no município.

O prefeito também disse que não há nenhum conflito ético no fato da Concremat ser de propriedade de parentes de seu secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.

Segundo Paes, Mello nunca teve nenhuma ligação com a contratação da Concremat para qualquer obra.  O prefeito disse que a empresa presta serviços à prefeitura há muitos anos.

Eduardo Paes disse que a ideia é reconstruir a ciclovia depois de feitas as avaliações e modificações necessárias. Além disso, será preciso estabelecer normas de uso da ciclovia, como fechar a via em caso de ressacas.

Mudanças climáticas ameaçam árvores gigantes e antigas

Sequoia gigante da Califórnia: árvores antigas precisam de grandes períodos de estabilidade

 As mudanças climáticas e os fenômenos meteorológicos extremos ameaçam a sobrevivência das florestas de árvores gigantes e antigas, ao limitarem sua capacidade de adaptação às mudanças, diz um relatório publicado neste sábado.

"As árvores gigantes e antigas necessitam de longos períodos de estabilidade para sobreviver, o que está se transformando em algo muito raro em um mundo que muda rapidamente", alertou o coautor da pesquisa, Bill Laurance, em comunicado da Universidade James Cook, na Austrália.

Cientistas da Universidade James Cook e da Universidade Nacional Australiana (ANU, sigla em inglês) que participaram da pesquisa revelaram que as condições que permitem que as árvores alcancem grandes dimensões estão mudando.

"As árvores gigantes antigas são suscetíveis a uma infinidade de ameaças, incluindo o desmatamento, a poda, a agricultura, as secas, os incêndios, as tempestades, as espécies invasoras, o desenvolvimento de infraestruturas feitas pelo homem e as mudanças climáticas", segundo o estudo.

Vários cientistas consideram que o aumento do nível de CO2 atmosférico beneficiaria essas árvores, ao fertilizá-las e aumentar sua taxa de crescimento, mas outros acreditam que as mudanças climáticas agravariam a intensidade de tempestades e secas, e favoreceria a expansão de formas de vida que estrangulariam essas plantas.

No entanto, segundo o coautor do estudo, David Lindenmayer, da ANU, o risco é que "muitas árvores gigantes antigas ampliariam suas taxas de crescimento, e elas já vivem perigosamente no limite em termos do uso de água disponível e a vulnerabilidade às secas".

A pesquisa focou em árvores que estão entre as 5% maiores dentro de suas espécies, entre elas a sequoia gigante, da Califórnia, (Sequoia sempervirens), que pode atingir mais de 115 metros de altura.

EUA acessam celular de caso de narcotráfico sem a Apple

iPhone 6s

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que conseguiu ter acesso, por conta própria, a um celular iPhone vinculado com um caso de narcotráfico e que, portanto, dá fim ao litígio pelo qual o órgão tentava obrigar a Apple a ajudá-lo a desbloquear o aparelho.

A Justiça americana apresentou um documento em um tribunal do Brooklyn, em Nova York, do qual a Agência Efe teve acesso, informando sobre a retirada da ação judicial porque "já não precisa da ajuda da Apple" por ter conseguido por outros meios a senha de acesso ao telefone.

Ontem a tarde, um indivíduo forneceu a senha do iPhone em questão neste caso. O governo introduziu a senha e obteve acesso ao iPhone. Assim, o governo já não precisa da ajuda da Apple e retira sua demanda", diz o texto entregue hoje ao tribunal do Brooklyn.

O governo dos Estados Unidos tinha acionado a Justiça para que esta obrigasse a Apple a facilitar o desbloqueio do telefone, algo que a companhia se negou a fazer.

No final de março, o governo pôs fim a outra famosa batalha judicial com a Apple, depois que conseguiu acessar o telefone utilizado pelo atirador do massacre na cidade californiana de San Bernardino, ocorrido em dezembro do ano passado, no qual morreram 14 pessoas e que é investigado como terrorismo.

O método utilizado para entrar no iPhone do atirador de San Bernardino, no entanto, não funciona em outros modelos, como no aparelho do caso do Brooklyn.

Em fevereiro, outro juiz de Nova York se negou a obrigar a Apple a desbloquear o telefone, uma decisão da qual as autoridades recorreram.

O principal acusado nesse caso de Nova York, Jung Feng, foi detido no distrito do Queens no dia 11 de junho de 2014 por conspirar junto com outras quatro pessoas para traficar metanfetamina.

Nas operações da polícia, as autoridades apreenderam vários objetos, entre eles um iPhone 5s, e as investigações levaram, um ano depois, ao pedido para resgatar informação desse e de outros telefones celulares.

As cidades com a maior proporção de cargos de confiança

Homem sentado com bandeira do concurso público

 Nos últimos dez anos, 133,7 mil pessoas conseguiram um emprego na administração pública municipal sem, no entanto, passar por um processo de seleção como concurso público. 

Isso significa que, a cada ano, as cidades brasileiras empregaram cerca de 13 mil pessoas para os chamados cargos comissionados ou de confiança. 

Essas vagas funcionam como elemento chave nas alianças partidárias. Isso porque os partidos conseguem negociar algumas indicações que sejam convenientes ao bloco. 

O problema é que os cargos de confiança acabam ocupando as vagas dos concursados e a prática tende a aumentar a fila de espera de quem prestou a prova.

De acordo com novos dados da pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aruanã (GO) é a cidade com a maior proporção de cargos comissionados em 2015.

No município, 278 servidores escaparam do processo seletivo – o número representa quase 65% de todos os funcionários. 

A pesquisa ainda mostra que das 30 cidades com a maior taxa de servidores sem concurso, 19 estão reunidas no estado de Goiás. 

Veja a lista das cidades com a maior proporção de cargos de confiança:

RankingCidadesTotal de funcionáriosTotal de cargos de confiançaProporção de cargos de confiança (em %)
ARUANÃ (GO)43027864,70%
DAVINÓPOLIS (GO)30619664,10%
SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES (PI)15910062,90%
ARAGARÇAS (GO)76147262,00%
RIO DA CONCEIÇÃO (TO)1358361,50%
CARMOLÂNDIA (TO)31919661,40%
GUARINOS (GO)22113159,30%
MORRO AGUDO DE GOIÁS (GO)26114455,20%
MIMOSO DE GOIÁS (GO)23512854,50%
10ºLUCRECIA (RN)29315954,30%
11ºSÃO SEBASTIÃO DO UATUMA (AM)27114252,40%
12ºBRITANIA (GO)30715951,80%
13ºARENÓPOLIS (GO)25213051,60%
14ºJOÃO COSTA (PI)23812150,80%
15ºSÃO FRANCISCO DO CONDE (BA)5368271950,70%
16ºISRAELANDIA (GO)20010150,50%
17ºOUVIDOR (GO)28614450,30%
18ºCURRAL VELHO (PB)22411049,10%
19ºBRAZABRANTES (GO)1778648,60%
20ºITAPIRAPUA (GO)29614348,30%
21ºCATALÃO (GO)86141348,00%
22ºÁGUA LIMPA (GO)27813347,80%
23ºDAMIANÓPOLIS (GO)27413047,40%
24ºARAGUAPAZ (GO)36517347,40%
25ºCASTRO ALVES (BA)123658447,20%
26ºADELÂNDIA (GO)864046,50%
27ºIRACEMA DO OESTE (PR)1707946,50%
28ºVILA PROPÍCIO (GO)31514546,00%
29ºMARAIAL (PE)54424845,60%
30ºNOVO BRASIL (GO)24411145,50%

Mais de 100 alunas são envenenadas em escola no Afeganistão

Explosão de gás no Afeganistão

Pelo menos 125 alunas foram hospitalizadas neste sábado, depois que supostamente foram envenenadas com um gás na província de Farah, no oeste do Afeganistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O incidente ocorreu no começo da manhã quando as estudantes, todas elas adolescentes, se encontravam em uma escola em Farah, capital da província de mesmo nome, afirmou o porta-voz do Ministério da Saúde do Afeganistão, Ismail Kawasi.

 

Segundo o porta-voz, as jovens foram hospitalizadas depois que "começaram a se sentir mal após terem sido supostamente envenenadas com gás" e atualmente "seu estado de saúde é bom".

O porta-voz do governador da província de Farah, Mohammad Nasser Mehri, confirmou o ocorrido e acrescentou que foi aberta uma investigação "para determinar como as estudantes puderam ser envenenadas".

Os casos de intoxicação em escolas femininas são bastante frequentes no Afeganistão e costumam estar cercados de mistério.

Em setembro do ano passado, 348 alunas e várias professoras foram envenenadas em quatro incidentes diferentes na província de Herat, vizinha a Farah, o que obrigou as autoridades locais a convocarem uma reunião de emergência.

Muitos analistas responsabilizam os talibãs pelas intoxicações, pois estes se opõem tradicionalmente à educação de meninas e adolescentes e a proibiram, de fato, durante seu regime fundamentalista islâmico no país, que durou de 1996 a 2001.

No entanto, porta-vozes dos insurgentes negaram seu envolvimento nesses episódios e afirmaram, inclusive, que um novo governo no Afeganistão liderado por eles permitiria a educação feminina.

Desde a queda dos talibãs após a invasão americana em 2001, a comunidade internacional enfatizou a promoção da educação feminina no Afeganistão.

Não declarei meu carro no IR 2015. Como devo declarar agora?

Calculadora, chave e carro de brinquedo, simbolizando os custos de um veículo

Dúvida do internauta: Como declarar no Imposto de Renda de 2016 um carro comprado em 2014, mas que nunca foi declarado antes?

Os carros devem ser declarados na ficha de “Bens e Direitos”, sob o código "21 - Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc" 

No campo “Discriminação” informe os dados da compra, como o ano da aquisição, os dados do veículo e do vendedor. Se a compra foi feita à vista em 2014, no campo “Situação em 31.12.2014 R$” informe o valor pago pelo bem em 2014 e em “Situação em 31.12.2015 R$” repita mesmo valor.

Se o carro foi financiado, os valores informados devem ser sempre os valores que foram efetivamente desembolsados até o dia 31/12 de cada ano.

Por exemplo, se até 2014 o valor pago foi de 20 mil reais e em 2015 foram pagos mais 10 mil reais em prestações, informe no campo “Situação em 31.12.2014 R$” os 20 mil reais e em “Situação em 31.12.2015 R$” informe o valor de 30 mil reais, que é a soma entre o que foi pago até 2014 e em 2015.

Se você entregou a declaração do IR de 2015 sem informar o veículo você deve retificá-la para incluir o bem e evitar punições, como multas. O mesmo procedimento deve ser seguido caso o carro tenha sido comprado em anos anteriores e não foi declarado.

A retificação é feita no mesmo programa da declaração original. Assim, basta abrir a declaração de 2015, que já havia sido entregue à Receita, no programa do IR. Em seguida, na ficha “Identificação do Contribuinte” selecione a opção "Declaração Retificadora" abaixo da pergunta "Que tipo de declaração você deseja fazer?". Depois é só declarar o carro como você faria na declaração original.

E não se esqueça de transmitir a Declaração Retificadora por meio do Receitanet (confira em mais detalhes como retificar a declaração e enviá-la à Receita).

Vale ressaltar que a Receita consegue checar omissões e erros referentes às declarações dos últimos cinco anos. Portanto, os contribuintes que compraram bens e não declararam em formulários passados devem retificar todas as declarações até o ano de 2011.

Reino Unido lembra 400° aniversário da morte de Shakespeare

Retrato do dramaturgo William Shakespeare
 O Reino Unido lembra neste sábado com um variado programa cultural o 400° aniversário do falecimento do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616).
A cidade natal do escritor, Stratford-upon-Avon, tem hoje previstos vários atos para lembrar a data e conta, além disso, com a visita do príncipe Charles e sua esposa, Camila, duquesa da Cornualha.

Na cidade será realizado um desfile no qual se rende tributo ao legado literário do autor inglês de comédias, tragédias e sonetos mais conhecido no mundo, que morreu em 23 de abril de 1616.
Essa cidade inaugura hoje também o chamado New Place, o sítio onde residiu o autor durante seus últimos 19 anos e onde escreveu 26 obras.
Charles e Camilla têm também previsto assistir o espetáculo especial "Shakespeare Live", a cargo da companhia de teatro Royal Shakespeare Company, um dos pontos fortes do programa de eventos.
Stratford-upon-Avon abriu nesta sexta-feira, além disso, a escola na qual o autor descobriu a paixão pelo teatro e na qual foi encontrada uma pintura da época dos Tudor.
Também em Londres haverá hoje, Dia de São Jorge, atividades para lembrar a vida e obra do escritor na emblemática Praça Trafalgar.
Nessa cêntrico enclave londrino haverá espetáculos de música ao vivo, leitura de contos e postos com comida para os presentes.
A capital britânica celebra neste fim de semana o projeto "The Complete Walk", a projeção de 37 curtas-metragens na margem do rio Tâmisa para ilustrar todas as obras que o dramaturgo escreveu.
Esta data histórica é marcada também com o ponto final da turnê mundial de "Hamlet", que só neste sábado e domingo retorna ao Globe Theatre, o palco londrino que lançou Shakespeare à fama.

16 coisas que você não deve fazer quando visitar Amsterdã

Amsterdã

 Amsterdã é uma daquelas cidades que quem visita nunca esquece. Pequena, cheia de cultura, história, cores, diversão e charme, por lá, as opções de passeio parecem nunca acabar e por isso a sensação de o tempo voar quando se está na cidade.

Para melhor aproveitar os dias em Amsterdã, usuários do TripAdvisor listaram uma série de dicas do que não fazer na cidade para ajudar os turistas que visitam a região pela primeira vez. Veja a seleção abaixo:  

1. Não pague pelas balsas para a parte norte do porto, elas são gratuitas.

2. Fique atento aos ciclistas quando atravessar ciclovias – pedalar é a religião da cidade!

3. Existem vários restaurantes excelentes em Amsterdã. Em geral, tente evitar aqueles em áreas muito turísticas por causa dos preços altos.

4. Se você estiver cansado de andar, conheça Amsterdã por meio dos canais e dê uma pausa relaxante das ruas e calçadas.

5. Você não precisa gastar muito tempo ou dinheiro se não quiser. Barracas de arenque estão espalhadas por toda a cidade. Esse prato tradicional é acompanhado por picles, cebolas e pão. Procure por pequenos quiosques com a bandeira holandesa na lateral.

6. Não vá à Magere Brug durante o dia, é melhor visitar o local à noite. Também conhecida como The Skinny Bridge (A Ponte Magrela, em tradução livre), ela fica completamente iluminada e é um destino popular para casais e fotógrafos. A ponte já foi cenário de muitos filmes, sendo “007 – Os Diamantes são Eternos” o mais famoso deles.

7. O Flower Market é repleto de barracas com lembrancinhas, flores e muitas outras coisas. Não deixe de conhecer.

8. Garanta um passe para o transporte público. Existem passes de um, dois, três e quatro dias. E não se esqueça de que você PRECISA passar o cartão na entrada e na saída, ou seu passe será invalidado.

9. Você não precisa se arrumar para ir ao Dutch National Opera & Ballet, especialmente se você teve um dia cheio passeando pela cidade.

10. Quando visitar o Museumplein, não deixe de ver o pequeno museu Diamond, uma joia entre os três gigantes nessa região.

11. Se você quiser conhecer a casa de Anne Frank, acorde cedo. Tente chegar lá o quanto antes pela manhã e sempre esteja preparado para pegar filas.

12. Existem muitos tours disponíveis no Palácio Real de Amsterdã, mas o passeio longo não é recomendado.  A visita guiada menor oferece boas e breves explicações e dura apenas de uma a duas horas.

13. Não se esqueça de comprar seu ingresso antecipadamente para visitar o Museu Nacional (Rijksmuseum), especialmente se você for em um fim de semana. Comece a visita pelo último andar, vá descendo aos poucos e prepare-se para passar pelo menos metade de um dia lá. Não fique intimidado pelo tamanho da coleção: os salões do museu são bem organizados, então visite apenas os que te interessarem.

14. Não vá ao Red Light District com crianças. Apesar de ter atrações interessantes e bons restaurantes, o bairro é recomendável apenas para adultos.

15. Se você pretende ir ao Palácio Real e usa uma cadeira de rodas ou não pode subir escadas, não se sinta envergonhado e peça a um segurança para conduzi-lo ao elevador. Já a casa de Anne Frank e o Museu Marítimo Nacional Het Scheepvaartmuseum devem ser pesquisados antes da visita, já que não são muito acessíveis.

16. Não deixe de conferir o calendário de eventos com antecedência para verificar se há algo interessante em cartaz no EYE Film Institute Netherlands durante a sua estadia. O instituto fica em um prédio único e futurista, que sempre oferece uma grande variedade de filmes, premières, festivais e exibições. Se possível, deixe a visita para o final do dia, quando você poderá ver a cidade iluminada do outro lado do porto pelas janelas panorâmicas do EYE.

5 atributos das equipes mais eficientes do Google

Sede do Google, no Vale do Sicílio

 O Google queria revolucionar o seu departamento de RH, chamado de Operações de Pessoas. Com a ajuda de dados e análises, eles queriam formar as equipes perfeitas para qualquer projeto.

No futuro, eles pensaram que poderiam alocar as pessoas por suas características. Para um projeto específico, seriam necessárias duas pessoas atentas aos detalhes e uma extrovertida para deixar a equipe mais criativa, por exemplo.

Segundo Brian Welle, diretor do Google de análise de pessoas, montar uma equipe seria como montar um deck de cartas Pokémon.

"Tudo o que precisaríamos fazer é achar as cartas certas para montar a equipe e pronto - um time eficiente", disse ele na Conferência Wharton's People Analytics.

No jogo, cada monstrinho tem características que o tornam o mais adequado para aquela batalha específica.

Eles usariam grandes dados e engenharia também no departamento de RH, como fazem no resto da empresa de tecnologia.

Para desenvolver esse modelo, o departamento entrevistou mais de 180 equipes do Google. Ao final, no entanto, descobriram que isso nunca daria certo, segundo artigo da Inc.

De acordo com Welle, eles perceberam que as características de uma pessoa têm pouco impacto no resultado final de uma equipe.
Ao contrário, o que influencia a produtividade e eficiência de um time é como todos se comportam de maneira coletiva.

A pesquisa não foi jogada fora. Com os dados que eles coletaram, listaram cinco características das equipes mais bem-sucedidas da companhia.

1 - Segurança psicológica

Para trabalhar de maneira eficiente, as pessoas precisam sentir que estão seguras e que podem expressar suas opiniões e ideias sem medo do julgamento da equipe.

2 - Dependência

Para um bom trabalho de equipe, os membros precisam confiar que os outros irão entregar o que deveriam.

3 - Estrutura e clareza

Cada pessoa precisa saber qual o seu papel e o que pode acrescentar à empresa, ainda que isso não seja feito de forma matemática.

4 - Significado

Cada um precisa sentir que aquele projeto em conjunto traz conquistas importantes para si mesmo.

5 - Impacto

Um trabalho eficiente em conjunto só dá certo se cada um acreditar que aquele projeto irá trazer bem para a companhia e a sociedade.

Para secretário do Rio, ressaca é "evento" novo

Trecho de ciclovia que desabou no Rio de Janeiro

 O secretário municipal de Governo do Rio, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, classificou como "um evento novo" a ressaca que atingiu e fez cair um trecho da Ciclovia Tim Maia, mas admitiu rever estruturas e protocolos municipais.

Ainda ontem, a Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas da tragédia, que deixou pelo menos dois mortos. Os responsáveis pelo acidente podem ser indiciados por homicídio culposo (sem intenção).

Duas vítimas foram identificadas - Eduardo Marinho de Albuquerque, de 54 anos, e Ronaldo Severino da Silva, de 60 -, mas os bombeiros ainda procuram outros possíveis mortos no acidente. O caso é investigado pela 15.ª DP (Gávea).

Após se reunir com técnicos da prefeitura carioca e de institutos de engenharia, o secretário de Governo evitou avaliar eventuais responsabilidades do município no caso e disse apurar "aspectos de engenharia".

Um laudo independente, elaborado por dois institutos de pesquisa, deve apresentar um diagnóstico em até 30 dias. "A ressaca não é um fenômeno novo, mas a incidência, naquele ponto, não há dúvidas de que foi um evento novo", afirmou Teixeira, pré-candidato à prefeitura pelo PMDB.

"A Avenida Niemeyer jamais foi fechada por impactos de ondas. Se houve falha no dimensionamento dos impactos da maré naquele trecho, é isso que a perícia vai avaliar."

Essa análise caberá ao Instituto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio (Coppe) e ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidrológicas.

Os técnicos já iniciaram os trabalhos e se reuniram com órgãos da prefeitura, como a GeoRio e a Defesa Civil.

De acordo com Teixeira, também será apresentado estudo sobre impactos da maré em outros pontos e estruturas, e os órgãos devem sugerir protocolos de emergência. Entre os pontos a serem revistos está a ciclovia no Elevado do Joá, zona sul.

"A prefeitura está refazendo avaliações, protocolos, para que possamos dar cada vez mais segurança para a população."

Quatro especialistas em estruturas, análise de risco e oceanografia ouvidos pelo Estadão estranharam a alegação do secretário. Eles criticaram a comparação entre a ciclovia e a pista de carros e ônibus e defendem que a prefeitura interdite a via em caso de ressaca.

Coreia do Norte disparou míssil submarino, afirma Seul

Kim Jong-un na Coreia do Norte

 A Coreia do Sul informou há pouco que a Coreia do Norte disparou o que parecia ser um míssil balístico a partir de um submarino em direção à costa nordeste sul-coreana.

O Ministério da Defesa do país não conseguiu confirmar imediatamente onde o projétil caiu após o lançamento.

Recentemente, a Coreia do Norte havia lançado uma grande quantidade de mísseis e granadas de artilharia em direção ao mar, num suposto protesto contra contínuos treinamentos entre forças militares norte-americanas e sul-coreanas na região.

O protesto acabou gerando mais sanções internacionais contra Pyongyang, em decorrência de um teste nuclear e do lançamento de um míssil de longo alcance.

A percepção é de que a Coreia do Norte está desenvolvendo tecnologias para o lançamento de mísseis balísticos a partir de submarinos.

Especialistas afirmam que o domínio desta tecnologia pelos norte-coreanos seria um desdobramento alarmante devido à maior dificuldade em detectar este tipo de arma em comparação aos mísseis lançados em plataformas terrestres.

Caso assuma, Temer terá de desarmar armadilha fiscal

Michel Temer com Dilma Rousseff ao fundo, na posse em janeiro de 2015

 Caso assuma o Palácio do Planalto a partir do dia 12 de maio com o afastamento de Dilma Rousseff, o presidente interino Michel Temer terá menos de 20 dias para promover uma importante mudança no Orçamento deste ano e evitar a paralisação da máquina pública federal.

Ele vai precisar baixar até o fim do próximo mês um decreto para contingenciar os recursos orçamentários se o Congresso não aprovar até lá a alteração da meta fiscal de 2016.

Para desarmar a "armadilha" fiscal, se não contingenciar os recursos, Temer terá de negociar com os parlamentares ou com o presidente do Congresso, o desafeto senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para garantir a inclusão e consequente votação relâmpago do projeto que revisa a meta.

Se não fizer, o hoje vice corre o risco de ser condenado pelo Tribunal de Contas da União - esse foi um dos motivos que levou a Corte a rejeitar as contas do governo Dilma de 2014 em outubro.

A saída para o impasse tem sido deixada em segundo plano pelos parlamentares desde o fim de março, quando Dilma enviou ao Congresso o projeto de revisão da meta.

A proposta não tem nem sequer relator na Comissão Mista de Orçamento (CMO) - pior, o próprio colegiado ainda não elegeu a nova composição de deputados e senadores.

Tampouco na gestão da petista houve empenho dos parlamentares para fazer a mudança.

Até o momento, conforme o Estadão apurou, as articulações de interlocutores do vice para resolver a "armadilha" ainda não foram deflagradas - ele se reúne hoje com o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, cotado para assumir a Fazenda.

No máximo, tem havido conversas esparsas sobre a questão - o atual ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, conversou com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), aliado de Temer sobre o assunto.

O relator-geral do Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), disse que caberá à nova equipe econômica decidir a melhor estratégia para resolver o impasse.

A alteração da meta é fundamental para que o governo continue executando o Orçamento.

Barros disse já ter encaminhado a Temer e aliados o esboço de um projeto que apresentará na próxima semana para desvincular todas as verbas do Orçamento - hoje, 92% da peça orçamentária tem destino carimbado.

Sem a CMO funcionando, o governo terá duas saídas regimentais para aprovar a revisão da meta.

A primeira é conseguir o apoio de mais da metade dos líderes partidários da Câmara e do Senado para aprovar um requerimento de urgência para levar a matéria ao plenário do Congresso.

Nesse caso, Renan tem de convocar uma sessão conjunta das duas Casas para votar o projeto. Outra alternativa seria o próprio presidente do Congresso convocar uma sessão conjunta para apreciar especificamente a matéria.

Renan preferiu se esquivar da responsabilidade na única declaração que deu sobre o assunto na quarta-feira.

Ele disse que, para levar o projeto de revisão da meta para discussão no Congresso, precisava da aprovação do requerimento pela maioria das duas Casas. Mas destacou que os deputados não querem passar um pedido desses enquanto Dilma estiver na Presidência.

Renan não mencionou que ele teria poderes regimentais para levar o assunto ao plenário. Temer pretende conversar nos próximos dias com o presidente do Congresso.

Brasil é país líder em desemprego, aponta estudo

Carteira de trabalho

 O Brasil é líder mundial em geração de desemprego, aponta estudo do Instituto Teotônio Vilela, do PSDB. No ano passado, 2,6 milhões de brasileiros perderam empregos, o maior volume absoluto registrado num conjunto de 59 países. 

"E não parou", diz o presidente do instituto, José Aníbal. "Em janeiro, fevereiro e março devemos ter tido devastação suplementar."

O estudo aponta que em nenhum país analisado houve reversão tão abrupta do mercado de trabalho em tão pouco tempo. No período, o total de desempregados saltou de 6,5 milhões para 9,1 milhões.

"O Brasil aparece no ranking à frente de países cuja situação política, econômica e social é muito mais conturbada que a nossa."

O segundo colocado é a Nigéria, que sofre com o terrorismo do grupo Boko Haram e amarga efeitos da queda do preço internacional do petróleo. Lá, 2,4 milhões de pessoas perderam o emprego.

Em seguida vêm a Rússia, alvo de sanções econômicas, com 276 mil novos desempregados, e o Irã, com 261 mil.

A Índia, com crescimento de 179,9 mil desempregados, fica no oitavo lugar - a população do país é seis vezes maior que a brasileira.

"Isso indica a gravidade dessa crise", diz Aníbal. "As empresas demitem e não veem horizonte de retomada."

A amostra leva em consideração países da Europa, membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), economias mais desenvolvidas e América do Sul - com exceção da Bolívia, que não tem dados para 2015.

O Brasil é destaque também em relação à proporção da população. O índice passou de 6,5% para 9%.

Por esse critério, o País registra o segundo pior dado do mundo. O primeiro é o da Nigéria, onde avançou 4 pontos porcentuais. No grupo de 59 países, 42 registraram estabilidade ou queda da taxa de desemprego.

"É o esperado", diz o professor José Alberto Ramos, da Universidade de Brasília (UnB). Segundo ele, o desempenho se deve à desaceleração econômica.

"O PIB do Brasil é um dos que mais caem no mundo, então o resultado é necessariamente o aumento do desemprego."

UE propõe medidas urgentes após o caso "Panama Papers"

Placa da empresa Mossack Fonseca na cidade do Panamá, dia 04/04/2016

Os ministros das Finanças dos 28 países da União Europeia (UE) endossaram, em uma reunião em Amsterdã, uma série de medidas para lutar contra a evasão fiscal e elaborar uma lista de paraísos fiscais após as revelações do escândalo "Panama Papers".

"O senso de urgência é definitivamente muito maior", disse o ministro das Finanças da Holanda, Jeroen Dijsselbloem, país que ocupa a presidência semestral da UE.

Passamos muito tempo ocupados concorrendo entre nós mesmos a respeito dos regimes fiscais para tornar mais atrativos nossos países para as empresas", disse Dijsselbloem no segundo dia de reunião dos ministros das Finanças.

Os 28 países estão "muito comprometidos em reduzir as diferenças" de regimes fiscais, afirmou.

Entre as medidas propostas pela UE está a criação de uma lista comum de paraísos fiscais utilizados pelas empresas ou particulares para evadir e reduzir sua base de impostos.

"Há um respaldo unânime para que a Europa crie sua própria lista de paraísos fiscais até o verão", disse o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici.

Atualmente, apenas alguns países da UE têm uma lista de paraísos fiscais, mas as políticas são muito variáveis. Em primeiro lugar deverão definir um método comum para identificar quem poderia figurar na lista. A Comissão deve apresentar propostas na próxima reunião em maio.

Os ministros também apoiaram uma proposta de cinco países da UE para a troca automática de informações e assim identificar os beneficiários das offshores.

Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália e Espanha apresentaram a ideia ao G20 na semana passada.

"Há uma vontade convergente, assumida, proclamada, de lutar contra os mecanismos anônimos que não permitem saber quem se esconde por trás destas empresas", afirmou o ministro francês, Michel Sapin.

Na próxima semana, os países da UE devem iniciar discussões sobre as novas regras que exigem das multinacionais que operam na Europa a divulgação dos lucros em cada país da UE, informou Dijsselbloem.

O projeto de divulgação das operações país por país responde a uma campanha de ONGs que acusam as multinacionais de declarar seus lucros nas jurisdições mais com impostos mais favoráveis.

A UE está dividida sobre esta proposta. Alguns argumentam que as informações sensíveis das empresas devem ser consultadas apenas pelas autoridades fiscais.

A proposta da Comissão Europeia obrigaria as grandes empresas a publicar os dados contábeis e fiscais, o volume de negócios, os lucros, assim como a carga de impostos e os tributos pagos nos 28 países da UE.

 

Dilma antecipa volta para Brasília ainda de manhã

Presidente Dilma Rousseff durante assinatura do acordo de Paris, na ONU, Nova York, dia 22/04/2016

A presidente Dilma Rousseff antecipou sua volta para o Brasil. Ainda na noite de ontem, depois de dar o seu recado em várias entrevistas para a imprensa estrangeira e brasileira, a presidente decidiu regressar ao país.

A aterrissagem em Brasília está prevista para entre 11h30 e meio dia.

Com isso, o vice-presidente Michel Temer, quando receber Henrique Meirelles na tarde de hoje, no Palácio do Jaburu, não estará mais na interinidade, como presidente da República.

Temer quer conversar com Meirelles sobre a possibilidade de ele assumir o Ministério da Fazenda, em caso de impeachment da presidente Dilma. Anteriormente, a chegada de Dilma em Brasília estava prevista para 23h25 de hoje, segundo informações do Blog do Planalto.

Seis são detidos na Turquia por vínculos com grupo EI

Tensão na Turquia - Militares checam identificações - 15/03/2016

Seis estrangeiros suspeitos de estarem vinculados ao grupo Estado Islâmico (EI), e que preparavam um atentado contra "líderes do Estado", foram detidos pela polícia na noite de sexta-feira, em Konya, no centro da Turquia, anunciaram as autoridades locais.

A detenção ocorreu a poucas horas da chegada da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, à província turca de Gaziantep (sudeste), que faz fronteira com territórios da Síria controlados pelo EI.

Segundo um comunicado das autoridades de Konya, cidade conservadora onde a polícia já realizou várias buscas em meios extremistas, os suspeitos planejavam atentar contra "líderes do Estado e alvos estratégicos".

"A operação permitiu desbaratar um eventual ataque", completa o texto.

Tusk, o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, e Merkel estarão na tarde deste sábado em Gaziantep, perto da fronteira com a Síria, para visitarem um campo de refugiados e se reunirem com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu.

A visita ocorre três semanas depois de entrar em vigor um controverso acordo entre Bruxelas e Ancara, que pretende dissuadir as viagens clandestinas por mar de migrantes e refugiados até a Europa, que enfrenta sua maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.

Indústria paulista pressiona por redução na tarifa de gás

Comgás (CGAS3)

Um ano após o tarifaço de energia, a indústria paulista faz pressão para reduzir o preço do gás natural, um dos maiores insumos do setor.

Com a queda do preço do petróleo no mercado internacional, calcula-se que há espaço para reduzir em até 23% a tarifa do gás para as empresas e 5% para residências.

A mobilização ocorre um mês antes do reajuste da Comgás, principal distribuidora do Estado, responsável por 177 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista que somam 27% do PIB.

A Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) questionou oficialmente a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) sobre o reajuste anual da Comgás, que terá validade a partir de 31 de maio.

Há uma preocupação de que a redução do preço seja inferior ao alinhamento dos preços internacionais de petróleo, que servem de base para a tarifa, comprometendo o caixa das indústrias justamente em um momento de recessão e dificuldades de obtenção de crédito.

Se esse cenário não for considerado, a Comgás poderá embolsar R$ 1 bilhão a mais nos próximos 12 meses, de acordo com o presidente da Abrace, Paulo Pedrosa.

Essa seria a arrecadação da Comgás caso o reajuste considere apenas a variação do preço do petróleo nos últimos dois meses. A Abrace defende, porém, que o processo leve em conta a projeção de comportamento dos preços do petróleo nos próximos 12 meses, que tem um viés de baixa.

As empresas dizem que gastos com energia representam 40% do custo das empresas. De acordo com a Abrace, todo o setor industrial paulista desembolsou R$ 4,9 bilhões em 2015.

No mercado, há uma expectativa de que a Arsesp autorize uma queda de 10% na tarifa do gás em São Paulo. Se isso se confirmar, o preço do insumo continuará superior ao praticado no exterior por mais um ano.

Procurada, a Comgás disse que não se pronuncia sobre o processo de reajuste. A Arsesp informou que não comenta previsões nem faz estimativas sobre reajustes futuros para evitar especulações no mercado.


Scania inaugura laboratório e foca mercado externo

Indústria: Operário trabalha em linha de montagem da marca sueca de caminhões Scania, em São Bernardo do Campo

  Depois de um início de ano para se esquecer, com queda de 20% nas vendas de caminhões e ônibus no primeiro trimestre, a Scania prepara o lançamento de um laboratório de testes em sua unidade de São Bernardo do Campo (SP), na próxima semana.

A divisão, voltada ao desenvolvimento e certificação de novos motores, será a primeira do mundo fora da sede, na Suécia, e faz parte dos esforços da montadora em ampliar a capacidade local para atacar mercados internacionais.

Nos últimos anos, a Scania tem trabalhado para não ficar refém do mercado interno. Em 2014, as vendas locais representavam 60% dos negócios da subsidiária. Agora, essa participação é de no máximo 30%.

Cerca de 70% do que é fabricado em São Bernardo do Campo segue para o leste europeu, Ásia e o Oriente Médio, além de praças já tradicionais para a empresa na América Latina, como Argentina, Chile e México.

"Desde o segundo semestre do ano passado começamos a focar as vendas na Rússia e no Oriente Médio. A Rússia é uma economia que estava bem, teve alguns problemas e agora começa a se recuperar", diz o presidente da Scania na América Latina, Per-Olov Svedlund.

O Brasil também fornece para a África do Sul, Índia, Tailândia e os Emirados Árabes Unidos.

A operação no Brasil é a segunda em tamanho no mundo. Com capacidade para fabricar 30 mil caminhões por ano no País, a montadora sueca opera no momento com 40% de ociosidade.

Segundo Svedlund, o lançamento de um laboratório de propulsores dará à operação local condições de se projetar como uma espécie de plataforma de criação de novos produtos.

A ideia, diz ele, é ocupar os engenheiros brasileiros com o desenvolvimento de tecnologia embarcada nos motores, além de realizar testes com combustíveis alternativos.

"É o mesmo laboratório que temos na Suécia. Neste começo podemos trabalhar juntos com o desenvolvimento, mas também pode ser utilizado para fazer os testes necessários no Brasil", afirma o executivo.

Historicamente, a empresa investe R$ 100 milhões por ano no Brasil, dinheiro que visa, sobretudo, a recompor as perdas com depreciação da fábrica.

Neste ano, contudo, a Scania anunciou que vai quadruplicar este montante. Além dos R$ 40 milhões para o laboratório de testes, até o final de 2016 serão investidos outros R$ 400 milhões para, na prática, equiparar a fábrica brasileira aos padrões xistentes, hoje, na Suécia.

O setor de caminhões viveu seu auge no Brasil durante os anos de 2013 e 2014, impulsionado principalmente pela oferta farta de financiamento para os consumidores.

No ano passado, o setor enfrentou um revés de 46,5%, o maior tombo desde 2003. Neste ano, as vendas recuaram 32% no primeiro trimestre comparado a igual período de 2015.

Justiça argentina proíbe Uber em Buenos Aires

Taxistas protestam contra o Uber em Buenos Aires, Argentina, dia 15/04/2016

A juíza portenha Claudia Alvaro determinou o bloqueio preventivo do aplicativo Uber, do site da empresa e das plataformas digitais vinculadas ao serviço na cidade de Buenos Aires, capital argentina.

A medida, segundo a juíza, vale até que a “empresa se adeque às leis da cidade”.

Na decisão, a magistrada argumentou que, sem regulamentação, o serviço privado de carro com motorista oferecido pelo aplicativo “constitui uma atividade de risco que põe em perigo a segurança pública por ser desenvolver sem controle nem supervisão do Estado”.

Os usuários do aplicativo, segundo a juíza, “estariam desprotegidos ao contratar um serviço de transporte de passageiros que não está habilitado, cujo motorista não possui licença de condutor profissional e que não tem seguro de acordo com a atividade”.

Sem regras definidas, “a empresa Uber não se responsabilizará por danos nem prejuízos relativos ao uso do serviço”, acrescentou a magistrada na medida cautelar.

O Uber foi lançado em Buenos Aires no dia 12 de abril sob protestos de taxistas locais, como ocorreu em outras cidades do mundo. Em resposta à chegada do serviço, os taxistas portenhos interromperam o trânsito na cidade em vários pontos ao longo dos últimos dias e prometem ampliar as manifestações.

Primeiro "Café Drone" do mundo abre em universidade

drone

Vários drones domésticos, pires voadores brancos de olhos luminosos, são os garçons do primeiro "Café Drone" do mundo aberto neste final de semana, na Universidade tecnológica de Eindhoven, anunciou Tessie Hartjes, estudante e responsável pelo projeto.

Neste estabelecimento, os garçons passam voando entre as mesas... literalmente. O robô chamado "Blue Jay", o primeiro drone doméstico de interior autônomo, se aproxima e tira o pedido dos clientes, que apontam sua escolha na carta de coquetéis.

 

"Seus olhos vão enchendo pouco a pouco, como uma barra de download. Uma vez que tenham se iluminado completamente quer dizer que o pedido está pronto. E outro drone leva a garrafa à mesa, fixada por meio de uma pinça", explica Hartjes à AFP.

Este café efêmero de aspecto futurista abre na ocasião do "Dream & Dare Festival", celebrado pelo 60º aniversário da universidade, e propõe quatro coquetéis, com e sem álcool, todos verdes e azuis, como os olhos de meia-lua de Blue Jay.

Dotado com uma pinça similar a uma mão humana, "a ferramenta mais funcional para as tarefas cotidianas", este robô é capaz de voar nos interiores, graças a alguns captores, pequenas hélices e uma bateria, contrariamente aos drones exteriores, que funcionam com GPS.

Com um custo de produção de 2.000 euros por peça financiados pela universidade, investimentos privados e um sistema de financiamento participativo, estes mini-helicópteros (seis, até o momento) são o fruto de nove meses de trabalho de 20 estudantes voluntários de distintas faculdades, dos quais a maioria interrompeu seus estudos durante um ano para se dedicar exclusivamente ao projeto.

"Este novo tipo de drone poderá nos acompanhar na vida diária e ser uma ferramenta muito útil para a espécie humana. Nós o vemos como o próximo celular, que cada um pode programar como desejar", declara o responsável pelo projeto.

Arquivo do blog