Tribus Fm 87.9

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

ALERTA Em 36 dias, MG notifica 41 casos de microcefalia

Em 36 dias, mais de 20 municípios mineiros registram 41 casos de microcefalia

 

          Hoje em Dia




Especialistas orientam sobre os riscos do zika vírus
 
 Um Mosquito da dengue Aedes aegypti, também transmissor da febre chikungunya e do zica vírus  balanço divulgado na tarde desta quinta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que foram notificados, do dia 11 de novembro até o dia 16 de dezembro de 2015, 41 casos de microcefalia.
Os casos estão distribuídos em 24 municípios e estão sendo investigados para a determinação da causa da microcefalia, que pode estar ou não associada ao Zika vírus.
Destes 41 casos confirmados de microcefalia, seis foram descartados, por não ter relação com o zica vírus (um por critério laboratorial, um por outra patologia e quatro não preenchem os critérios). Outros 35 casos continuam em investigação para relação entre microcefalia com o Zica vírus.
A doença
Assim como o Zika Vírus, doenças como Dengue e Chikungunya também são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. Portanto, enfrentar a reprodução do mosquito é a forma de evitar as três doenças. A forma, mesmo já conhecida pela população, é eliminar qualquer foco de água parada no qual o mosquito possa se reproduzir.
A recomendação é para que as pessoas mantenham suas casas e locais de trabalho sempre limpos e longe de qualquer possibilidade de acúmulo de água. Pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios, assim é de fundamental importância a participação da população no controle do vetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog